Home / Família Vicentina / V encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste

V encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste

Foto oficial do Encontro.

Durante os dias 19, 20 e 21 de outubro aconteceu o V Encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste. O evento que aconteceu na sede do Conselho Metropolitano de Brasília e contou com representantes da Sociedade de São Vicente de Paulo(SSVP), Filhas da Caridade(FC), Irmãs Servas de São Vicente de Paulo Servas dos Pobres de Gijzegem e da Família Elizabetiana.
O encontro buscou além de aumentar os laços de amizade buscar compromissos efetivos de colaboração entre os Ramos da família.
Foi um encontro de muita oração e reflexão sobre a mística de Vicente de Paulo que decidiu seguir a Cristo através do trabalho com os Pobres. Onde ele não só atendeu as necessidades físicas como também atendia as necessidades espirituais do povo francês no século XVII.
O Encontro voltou-se também para a essência da vocação vicentina que passar por viver os ensinamentos de Cristo junto dos Pobres e da Igreja. Para ter plenitude ao viver a vocação é preciso estar atento a realidade do nosso tempo para ir de encontro com os mais pobres entre os Pobres.
Nessa necessidade de estar atento a realidade se falou de como as mídias digitais podem ajudar no surgimento e discernimento das vocações. Como também fazer nesses meios o trabalho de evangelização que passa pela autenticidade e alegria de seguir a Jesus Cristo.
Outro assunto muito tratado foi a colaboração dentro da Família Vicentina. Essa ajuda fraterna dentro do meio vicentino vem desde da sua origem onde Vicente de Paulo contou com o apoio de Luiza de Marilac, em especial na fundação e organização das Filhas da Caridade. Outro caso de colaboração é da Ir. Rosalie Rendu (Filha da Caridade) que ajudou Frederico Ozanam e seus amigos nos primeiros trabalhos da SSVP. Esse mesmo apoio que se vem buscando dentro da Família vicentina em especial entre os ramos leigos com os ramos religiosos tanto para o despertar de novas vocações como nos trabalhos cotidianos e nas orações.
Também durante o encontro foi traçado planos para que a colaboração entre os ramos em Brasília(DF) e Goiânia(GO) como o apoio em projetos, presença em encontros e formações e o encaminhamento vocacional.

Consocia Márcia Moreschi (SSVP) falando sobre o histórico de Colaboração da Família Vicentina na Região.
Participantes
Consocia Ada Ferreira(SSVP) Falando sobre formas de colaboração na Família Vicentina.

Veja também

Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Vicentinos vão ter oportunidade de conhecer o objeto sagrado, que percorrerá os 10 Conselhos Centrais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *