Home / Família Vicentina / V encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste

V encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste

Foto oficial do Encontro.

Durante os dias 19, 20 e 21 de outubro aconteceu o V Encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste. O evento que aconteceu na sede do Conselho Metropolitano de Brasília e contou com representantes da Sociedade de São Vicente de Paulo(SSVP), Filhas da Caridade(FC), Irmãs Servas de São Vicente de Paulo Servas dos Pobres de Gijzegem e da Família Elizabetiana.
O encontro buscou além de aumentar os laços de amizade buscar compromissos efetivos de colaboração entre os Ramos da família.
Foi um encontro de muita oração e reflexão sobre a mística de Vicente de Paulo que decidiu seguir a Cristo através do trabalho com os Pobres. Onde ele não só atendeu as necessidades físicas como também atendia as necessidades espirituais do povo francês no século XVII.
O Encontro voltou-se também para a essência da vocação vicentina que passar por viver os ensinamentos de Cristo junto dos Pobres e da Igreja. Para ter plenitude ao viver a vocação é preciso estar atento a realidade do nosso tempo para ir de encontro com os mais pobres entre os Pobres.
Nessa necessidade de estar atento a realidade se falou de como as mídias digitais podem ajudar no surgimento e discernimento das vocações. Como também fazer nesses meios o trabalho de evangelização que passa pela autenticidade e alegria de seguir a Jesus Cristo.
Outro assunto muito tratado foi a colaboração dentro da Família Vicentina. Essa ajuda fraterna dentro do meio vicentino vem desde da sua origem onde Vicente de Paulo contou com o apoio de Luiza de Marilac, em especial na fundação e organização das Filhas da Caridade. Outro caso de colaboração é da Ir. Rosalie Rendu (Filha da Caridade) que ajudou Frederico Ozanam e seus amigos nos primeiros trabalhos da SSVP. Esse mesmo apoio que se vem buscando dentro da Família vicentina em especial entre os ramos leigos com os ramos religiosos tanto para o despertar de novas vocações como nos trabalhos cotidianos e nas orações.
Também durante o encontro foi traçado planos para que a colaboração entre os ramos em Brasília(DF) e Goiânia(GO) como o apoio em projetos, presença em encontros e formações e o encaminhamento vocacional.

Consocia Márcia Moreschi (SSVP) falando sobre o histórico de Colaboração da Família Vicentina na Região.
Participantes
Consocia Ada Ferreira(SSVP) Falando sobre formas de colaboração na Família Vicentina.

Veja também

Conselho Metropolitano realiza primeiro torneio de Futsal

Todos sabem que participar de alguma prática desportiva traz benefícios e um deles é aumentar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *