DESTAQUE
Home / Artigos / Obediência na SSVP

Obediência na SSVP

Confrades e Consócias, permitam-me compartilhar com vocês o que penso sobre a importância da obediência no âmbito da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP.

Ela é tão fundamental para nós vicentinos e para a continuidade da sublime rede de caridade sonhada por Ozanam que ele próprio quis deixar registrado, quando solicitou ao seu amigo e confrade Bailly a elaboração de um regulamento que nos norteasse.

Achei importante trazer este tema, quando, reli, mais uma vez no nosso Regulamento, uma carta escrita por um ex-presidente do Conselho Geral, e que parece mais atual do que nunca!

Antes de eu dar os créditos do autor e do período em que foi escrita, vejam alguns trechos:

Adolphe Baudon (1848-1886)

“…Entre as recomendações que o Conselho Geral não cessa de fazer às conferências, há uma de certo modo capital, e que é repetida mais frequentemente que as outras: vem a ser que seus membros se esforcem por bem se compenetrarem do espírito do Regulamento…..De fato, o que assegura a perenidade da vida de uma obra cristã é a continuação de sua missão, em consonância com o pensamento que lhe deu origem e consubstanciado na sua Regra. Se uma Conferência ameaça a cair, é porque se afastou do Regulamento, seja da letra deste, seja, sobretudo, do seu espírito e, mesmo, algumas vezes, de ambos. E se, ao contrário disso, ela prospera, pode-se, igualmente, estar certo de que as tradições e os usos da Sociedade são ali fielmente observados. A experiência não cessa de demonstrar esta dupla verdade. Mas permita que eu diga, caro confrade, que me atormenta o receio de que o texto do nosso Regulamento não seja suficientemente conhecido por todos os nossos. Está nas mãos de todos, mas talvez não o leiam bastante. Percorrem-se, voluntariamente, as considerações preliminares, ouve-se a leitura delas nas reuniões, mas, quanto ao texto, pouco nele se pensa, do que resulta, necessariamente, que, não conhecendo o texto, mal se pode reter o seu espírito, e se chega a formar uma ideia falsa dos princípios sobre os quais repousa a Sociedade”.

Alguma semelhança com o que acontece na atualidade? Parece ter sido escrita hoje, não é mesmo?

Pois esta carta foi escrita   pelo Presidente Geral Adolphe Baudon, (mandato do CGI de 1848 a 1886), ao dirigir-se aos confrades em uma circular datada de 1º de novembro de 1856. Isso mesmo! Você não leu errado. Nos idos de 1800!!!

E cá estamos, em pleno 2019, sentindo esta mesma necessidade: de que os confrades e consócias, de fato, conheçam e obedeçam o nosso Regulamento, para não corrermos o risco de, um dia, deixar morrer o sonho de nosso principal fundador Antônio Frederico Ozanam e descontinuar sua aspiração  de reunir o mundo inteiro numa grande rede de caridade.

Finalizando, peço para refletirem:

  • Quando foi proclamado você prometeu cumprir e fazer cumprir o regulamento da SSVP. Você conhece e obedece ao Regulamento da SSVP, ou só o abre nas orações regulamentares iniciais e finais durante as reuniões?
  • Uma vez proclamado vicentino, entende-se que somos vocacionados, comprometidos com a SSVP, e não voluntários. Sua atuação na SSVP é de um vocacionado ou de um voluntário?
  • A SSVP hoje está presente em mais de 150 países, seguindo as mesmas regras. Você entende que teríamos toda essa capilaridade se cada um tivesse o seu regulamento?

Curiosidade:

O primeiro regulamento da SSVP foi promulgado em 8 de dezembro de 1835. As orientações gerais foram escritas por Emmanuel Bailly e os artigos por François Lallier.

*Cfd. José Alves Jerônimo
Coordenador do Departamento de Normatização e Orientação do Conselho Metropolitano de Brasília.

Veja também

Missão Jovem – Ouro Preto

Saudações Vicentinas. Nos dias 14 a 21 de janeiro de 2023, aconteceu nos municípios de …

6 comentários

  1. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    fantastic points altogether, you just won a new reader. What could you suggest in regards to your publish that you simply made a few days ago?
    Any positive? asmr 0mniartist

  2. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Thanks for a marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you
    are a great author.I will be sure to bookmark
    your blog and definitely will come back in the foreseeable future.
    I want to encourage you to definitely continue
    your great job, have a nice weekend! asmr 0mniartist

  3. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Thank you for any other informative blog. The place else may I get
    that kind of information written in such an ideal manner?
    I’ve a challenge that I am simply now operating on, and I’ve
    been on the look out for such information. asmr 0mniartist

  4. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Great beat ! I wish to apprentice at the same time as you amend your site, how could i subscribe
    for a blog site? The account aided me a appropriate deal.

    I have been a little bit acquainted of this your broadcast provided vibrant transparent concept 0mniartist asmr

  5. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I am not sure where you’re getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for great information I was looking for this information for my mission. 0mniartist asmr

  6. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I pay a quick visit daily some sites and
    blogs to read content, but this blog offers feature based content.
    0mniartist asmr

Deixe uma resposta