DESTAQUE
Home / Artigos / Obediência na SSVP

Obediência na SSVP

Confrades e Consócias, permitam-me compartilhar com vocês o que penso sobre a importância da obediência no âmbito da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP.

Ela é tão fundamental para nós vicentinos e para a continuidade da sublime rede de caridade sonhada por Ozanam que ele próprio quis deixar registrado, quando solicitou ao seu amigo e confrade Bailly a elaboração de um regulamento que nos norteasse.

Achei importante trazer este tema, quando, reli, mais uma vez no nosso Regulamento, uma carta escrita por um ex-presidente do Conselho Geral, e que parece mais atual do que nunca!

Antes de eu dar os créditos do autor e do período em que foi escrita, vejam alguns trechos:

Adolphe Baudon (1848-1886)

“…Entre as recomendações que o Conselho Geral não cessa de fazer às conferências, há uma de certo modo capital, e que é repetida mais frequentemente que as outras: vem a ser que seus membros se esforcem por bem se compenetrarem do espírito do Regulamento…..De fato, o que assegura a perenidade da vida de uma obra cristã é a continuação de sua missão, em consonância com o pensamento que lhe deu origem e consubstanciado na sua Regra. Se uma Conferência ameaça a cair, é porque se afastou do Regulamento, seja da letra deste, seja, sobretudo, do seu espírito e, mesmo, algumas vezes, de ambos. E se, ao contrário disso, ela prospera, pode-se, igualmente, estar certo de que as tradições e os usos da Sociedade são ali fielmente observados. A experiência não cessa de demonstrar esta dupla verdade. Mas permita que eu diga, caro confrade, que me atormenta o receio de que o texto do nosso Regulamento não seja suficientemente conhecido por todos os nossos. Está nas mãos de todos, mas talvez não o leiam bastante. Percorrem-se, voluntariamente, as considerações preliminares, ouve-se a leitura delas nas reuniões, mas, quanto ao texto, pouco nele se pensa, do que resulta, necessariamente, que, não conhecendo o texto, mal se pode reter o seu espírito, e se chega a formar uma ideia falsa dos princípios sobre os quais repousa a Sociedade”.

Alguma semelhança com o que acontece na atualidade? Parece ter sido escrita hoje, não é mesmo?

Pois esta carta foi escrita   pelo Presidente Geral Adolphe Baudon, (mandato do CGI de 1848 a 1886), ao dirigir-se aos confrades em uma circular datada de 1º de novembro de 1856. Isso mesmo! Você não leu errado. Nos idos de 1800!!!

E cá estamos, em pleno 2019, sentindo esta mesma necessidade: de que os confrades e consócias, de fato, conheçam e obedeçam o nosso Regulamento, para não corrermos o risco de, um dia, deixar morrer o sonho de nosso principal fundador Antônio Frederico Ozanam e descontinuar sua aspiração  de reunir o mundo inteiro numa grande rede de caridade.

Finalizando, peço para refletirem:

  • Quando foi proclamado você prometeu cumprir e fazer cumprir o regulamento da SSVP. Você conhece e obedece ao Regulamento da SSVP, ou só o abre nas orações regulamentares iniciais e finais durante as reuniões?
  • Uma vez proclamado vicentino, entende-se que somos vocacionados, comprometidos com a SSVP, e não voluntários. Sua atuação na SSVP é de um vocacionado ou de um voluntário?
  • A SSVP hoje está presente em mais de 150 países, seguindo as mesmas regras. Você entende que teríamos toda essa capilaridade se cada um tivesse o seu regulamento?

Curiosidade:

O primeiro regulamento da SSVP foi promulgado em 8 de dezembro de 1835. As orientações gerais foram escritas por Emmanuel Bailly e os artigos por François Lallier.

*Cfd. José Alves Jerônimo
Coordenador do Departamento de Normatização e Orientação do Conselho Metropolitano de Brasília.

Veja também

Assembleia sobre prestação de contas do CM Brasília ocorrerá em 26 de março

Reunião em que se delibera sobre as contas do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP …

6 comentários

  1. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    fantastic points altogether, you just won a new reader. What could you suggest in regards to your publish that you simply made a few days ago?
    Any positive? asmr 0mniartist

  2. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Thanks for a marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you
    are a great author.I will be sure to bookmark
    your blog and definitely will come back in the foreseeable future.
    I want to encourage you to definitely continue
    your great job, have a nice weekend! asmr 0mniartist

  3. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Thank you for any other informative blog. The place else may I get
    that kind of information written in such an ideal manner?
    I’ve a challenge that I am simply now operating on, and I’ve
    been on the look out for such information. asmr 0mniartist

  4. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Great beat ! I wish to apprentice at the same time as you amend your site, how could i subscribe
    for a blog site? The account aided me a appropriate deal.

    I have been a little bit acquainted of this your broadcast provided vibrant transparent concept 0mniartist asmr

  5. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I am not sure where you’re getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for great information I was looking for this information for my mission. 0mniartist asmr

  6. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I pay a quick visit daily some sites and
    blogs to read content, but this blog offers feature based content.
    0mniartist asmr

Deixe uma resposta