DESTAQUE
Home / Artigos / Missão Jovem – Ouro Preto

Missão Jovem – Ouro Preto

Saudações Vicentinas.

Nos dias 14 a 21 de janeiro de 2023, aconteceu nos municípios de Ouro Preto/MG, Mariana/MG e nos distritos vizinhos, a Missão Jovem Vicentina. Contou-se com a presença de 43 jovens de vários estados do Brasil de norte a sul, onde foram distribuídos em grupos pequenos, e enviados para as cidades e distritos da região.

A missão teve como objetivo reativar e inspirar unidades que se encontravam fechadas/desligadas e trazer representatividade para os Conselhos Centrais e Particulares pertencentes ao Conselho Metropolitano de Ouro Preto/MG.

A missão foi protagonizada pelos jovens vicentinos, e o Conselho Metropolitano de Brasília enviou o confrade Rafael Castro de Oliveira como seu representante para tal.

A missão se deu início às 18h do dia de 18/01/2023, quarta-feira, na rodoviária interestadual de Brasília onde se encontrava o ônibus em direção a cidade de Ouro Preto. O desembarque foi realizado cerca das 08h do dia seguinte, onde o Irmão Ramon Aurelio deu as boas-vindas.

Após se instalar no alojamento o confrade partiu em missão nas ruas. Na manhã do dia 19 tivemos como a primeira atividade abordar e panfletar sobre a Sociedade de São Vicente de Paulo nas ruas e convidar para o Encontro de Recrutamento que iria ocorrer no dia 20/01 e pudemos perceber que boa parte das pessoas locais já conheciam o trabalho vicentino. No período da tarde foi realizada a tentativa de panfletagem e divulgação no campus do Instituto Federal de Ouro Preto, missão essa sem sucesso, pois a instituição não pode nos permitir realizar tamanha atividade, porém autorizaram que a SSVP entrasse em contato com o Grêmio Estudantil e pedisse o apoio na causa e assim foi feito.

A noite a atividade foi visitar as conferências São Tomás de Aquino e São Cristóvão. Foi uma visita muito proveitosa onde se pode ouvir, sentir a realidade, necessidade e dificuldade dos confrades e consocias daquela região. Após a visita à conferência, foi visitado o ex-presidente do CM de Ouro Preto, onde se pode trocar ideias e experiências do trabalho realizado na região.

Na manhã do dia 20 a programação iniciou com a missa na Capela São Sebastião, a comunidade se encontrava em festa em decorrência da festa do padroeiro, e ao final da missa o confrade Rafael Castro explanou sobre a SSVP e convidou as pessoas ali presentes para participarem do evento que iria acontecer à noite no CESFO. No período da tarde se realizou visitas à Josiane, Paula e Dulcinéia, todas se encontravam na paróquia Nossa Senhora da Conceição e já realizam um trabalho de coleta e distribuição de alimentos. Quando apresentamos a SSVP elas ficaram fascinadas, pois já realizavam um trabalho semelhante onde elas recolhiam os alimentos, avaliavam a situação da família e distribuíam os alimentos.

Ali já havia sido plantada a semente para ajudar os pobres e as nutrimos com vigor e esperança para que continuassem no trabalho e ingressassem nas conferências ali presentes. Todos os 3 convites surtiram efeito e elas disseram que iriam procurar as conferências. À noite foi realizado o Encontro de Recrutamento, onde o confrade Rafael Castro foi convidado a palestrar sobre o tema “Como é bom ser vicentino. ”, a palestra foi cerca de 10 minutos e houve partilha com os presentes sobre o tema.

Emoção, felicidade e alegria são palavras que podem descrever esse evento. Além dos missionários teve a participação de confrades e consócias no encontro e algumas pessoas que foram conhecer a SSVP.

O evento foi finalizado com o sentimento de dever cumprido e o coração quentinho. Após o encontro houve uma pequena confraternização no alojamento onde os missionários puderam descontrair.

No dia 21 foi realizado o encerramento das missões onde os missionários que foram para as cidades vizinhas se dirigiram para Ouro Preto, onde houve dispôs das orações e encerramento.
Particularmente eu, Rafael Castro, fiquei surpreso quando a consócia Larissa Trindade me ligou fazendo o convite para a missão, pois eu nunca havia participado de nenhuma.

A missão em Ouro Preto para mim foi uma oportunidade de explorar o outro, de explorar a sua cultura, a sua cidade, a casa do outro e, principalmente, a fé do outro. Pude perceber que a devoção aos santos é muito forte na região e se expande aos municípios vizinhos.

Venho agradecer pela oportunidade de ir representando o Conselho Metropolitano de Brasília na Missão Jovem Ouro Preto. Pude vivenciar tantas e tantas realidades, trocar experiências, compartilhar desafios, assertivas e acima de tudo presenciar, louvar e bendizer a Deus.

Estar ali com todos os 43 jovens reunidos com o mesmo objetivo é algo surpreendente. Vimos a força de nossa juventude naquelas cidades que assim partimos em missão. Fomos ser missionários. Fomos mostrar a alegria da juventude seja nas cantorias que fazíamos pelas ruas ou no “bom dia, boa tarde, boa noite”. Já nem precisávamos mais utilizar a camiseta escrito vicentinos, pois a comunidade já havia nos conhecido e reconhecido.

Ouro Preto, uma cidade histórica, me fez pensar e repensar tantas e tantas coisas, me fez sentir coisas que eu jamais pensei que iria sentir, me fez ter um olhar diferenciado para meus irmãos. Algo que eu havia prometido comigo mesmo de nunca mais chorar, não pude resistir e cai em lágrimas. Lágrimas essas de felicidade por tudo aquilo que estava vivenciando e por tudo que ainda irei vivenciar.

Em especial agradeço a consócia Larissa Trindade que contribuiu muito para que isso acontecesse em minha vida e pelo grande apoio que a presidente do Conselho Central Nossa Senhora de Fátima, Mariana Emerich têm com os jovens de nossa região.

Hoje estou com uma certeza maior sobre como prosseguir na caminhada da fé e só tenho a agradecer ao CM por terem confiado e me permitido ter essa experiência ímpar com Deus! Foi uma experiência tão indescritível que me faltam as palavras para descrever como foi estupendo.

Só posso dizer que estou pronto para a próxima missão. Aproveito a oportunidade para convidar meus colegas coordenadores dos Conselhos Centrais a realizarmos algo na região de Brasília. E aí, bora lá?

Fraternalmente, Cfd Rafael Castro de Oliveira.

Veja também

Abertura do processo eleitoral

Confrades e Consocias, Seguem anexos Circular 003, do CM Brasília, desta data, modelo de Currículo …