Home / Artigos / Feliz 4 de Julho!

Feliz 4 de Julho!

Queridos amigos, Jovens Vicentinos,

A vida está tão rápida, tão cheia de atividade, tão cheia de esperança e expectativa do que vem a seguir. Para outros, a vida pode ser tão solitária, vazia e gera até mesmo um sentimento de desesperança. A realidade de ser uma sociedade global é que nossa realidade é exatamente isso “nossa”. E sendo “nossa” somos motivados a cuidar com afeto e atenção uns dos outros.

O Dia Internacional da Juventude Vicentina para a Sociedade de São Vicente de Paulo representa um momento para fazer uma pausa para reflexão neste mundo agitado e destacar as esperanças e desafios para os jovens da Sociedade.

Os jovens vicentinos em todo o mundo nunca devem ser silenciados e nunca devem ser reservados apenas para os “assuntos da juventude” ou o “relatório da juventude” nas reuniões da conferência e conselhos.

Temos “jovens vicentinos” que são presidentes nacionais, em conselhos regionais, centrais, enfim, em toda a estrutura; estão formando planos estratégicos internacionais e estão em comunidades que lideram a mudança.

O Dia Internacional da Juventude destaca a importância dos jovens para a Sociedade. De um estudante universitário de 20 anos na França até o presente, os jovens sempre forneceram o espírito animador e ativo através dos tempos para o alcance de uma Sociedade organizada, plural e audaciosa, construtora de redes e de pontes.

É importante lembrar que o Dia Internacional da Juventude não é apenas para jovens. Nós somos “uma sociedade” e, como tal, se você tem entre 8 e 80 anos, este dia é para você. Falando e crescendo em compreensão, compartilhamos nossas alegrias, nossos medos e nossos sucessos e desafios. É isso que ajuda a Sociedade a crescer em seu carisma de generosidade e cuidado com aqueles a quem servimos na esperança.

Muitas vezes o egoísmo e o mal-entendido atrapalham nosso verdadeiro chamado. O futuro da Sociedade depende tanto de promover o espírito e a unidade que sempre tiveram os nossos fundadores, para garantir que o entusiasmo de membros jovens e idosos possa brilhar.
Devemos ser uma sociedade aberta que encoraje seus membros e voluntários a defender as causas pelas quais se sentem fortemente atraídos, sem medo de julgamento.

O Dia Internacional da Juventude permite-nos partilhar as nossas histórias individuais da nossa aldeia, cidade, conselho, continente e entregá-las ao mundo. Temos oportunidades de nos conectar como nunca antes e instantaneamente enviar mensagens a um amigo do outro lado do mundo em um segundo. Compartilhar histórias é parte de toda cultura e as histórias de nossas aventuras em nossas comunidades globais são boas demais para não serem compartilhadas e podem inspirar um movimento.

Este dia nos dá essa chance de refletir nossa missão como jovens vicentinos, pois somos chamados a mudar o curso da história sempre que necessário. Nenhum trabalho de caridade é estranho para a Sociedade e somos lembrados de que muitos de nós estamos fazendo essas boas obras em nossas próprias comunidades e em tantas realidades pelo mundo, mas sempre com um só coração e um único objetivo, que é servir aos nossos Mestres e Senhores, os Pobres, e a eles estender a mão para levantá-los e com eles caminhar.

A hora é agora, crianças, jovens, adultos e idosos, todos nós temos uma história para compartilhar, todos nós temos motivos para celebrar o Dia Internacional da Juventude da Sociedade de São Vicente de Paulo, sob as bênçãos e proteção do Beato Pier Giorgio Frassati nosso patrono, igualmente jovem vicentino como nós!

Feliz Dia Internacional da Juventude,
Abraços do Comitê Internacional de Jovens do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo

Willian Alves
Vice Presidente Internacional para Juventude Crianças e Adolescentes
Conselho Geral Internacional da SSVP.

Material de Apoio

FONTE: SSVPGLOBAL

Veja também

Conselho Metropolitano realiza primeiro torneio de Futsal

Todos sabem que participar de alguma prática desportiva traz benefícios e um deles é aumentar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *