DESTAQUE
Home / Família Vicentina / IV Encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste

IV Encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste

Santa Missa

Para celebrar os 400 anos do Carisma Vicentino e repassar o conteúdo do Simpósio da Família Vicentina do Papa Francisco, realizado em outubro, em Roma, foi realizado em Brazabrantes (GO), de 10 a 12 de novembro, o IV Encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste. Participaram cerca de 70 pessoas, entre membros da Congregação da Missão (CM), Companhia das Filhas da Caridade (FC) e Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Padre Érik Carvalho (Congregação da Missão)

As reflexões foram conduzidas pelo padre Érik de Carvalho (CM) e pela irmã Emília Santos (FC). Ao citar trechos de cartas de São Vicente de Paulo, padre Érik convidou os vicentinos a romperem as cercas do comodismo e da segurança. Esses limites, segundo ele, tiram qualidade do serviço que deve ser prestado aos pobres. Alertou também para o momento em que vive o Brasil, onde cai sobre os ombros dos mais pobres a conta de condutas irresponsáveis. O vicentino é chamado a pensar sobre o que está ocorrendo.

Irmã Emília Santos (Filhas da Caridade)

Irmã Emília centrou sua partilha nos exemplos de Santa Luísa de Marillac, que caminhou ao lado de Vicente de Paulo, em busca de uma caridade ousada. Também apresentou a história de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, que apareceu, por três vezes, em 1830, em Paris, à Filha da Caridade, Catarina de Labouré, uma das mais humildes irmãs da Companhia. Em 27 de novembro será comemorada a data da Medalha Milagrosa. Por isso, irmã Emília pediu que os vicentinos divulguem a catequese da Medalha, que não deve ser usada como um amuleto, mas como um símbolo de nossa fé na imaculada Mãe de Jesus, a mulher que pisa a cabeça da serpente e que derrama graças sobre toda a humanidade.

Vicentinos que estiveram no Simpósio em Roma, com o Papa Francisco, relataram as principais temáticas discutidas na ocasião: o apoio aos estrangeiros, a educação, a comunicação e os desafios da Caridade na atualidade. Eles também mostraram fotos e vídeos do encontro e leram a mensagem do Papa Francisco, em que pede que cada vicentino tenha atenção com três ações: adorar, acolher e ir.

Encontro, realizado em Brazabrantes (GO), tratou dos 400 anos do Carisma Vicentino.

As Filhas da Caridade mostraram o trabalho que fazem em suas províncias brasileiras e os membros da SSVP nas áreas dos 5 Conselhos Metropolitanos da SSVP que compõem a Região 5 da instituição (Anápolis, Brasília, Goiânia, Patos de Minas e Uberaba).

Durante o evento, foram debatidas, em grupos, algumas perguntas para animar o Carisma Vicentino. As questões foram: “Onde estamos?”, “o que estamos fazendo?”, “o que estamos deixando de fazer?” e “quais aspectos surgem neste momento?”.

Padre Frederico Hozanam

Para encerrar o IV Encontro da Família Vicentina do Centro-Oeste foi celebrada Santa Missa pelo padre Frederico Hozanam, assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Goiânia da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Os participantes foram convidados a repassar o que aprenderam no encontro para outros vicentinos de suas áreas e a intensificar a troca de informações sobre a Família Vicentina no mundo. Para ajudar nesta tarefa, foi sugerido que acessem regularmente o site da Família Vicentina internacional, que tem uma versão em português e traz muitas novidades. O endereço é www.famvin.org.br/pt.

A Família Vicentina

Uma família de amor aos mais pobres, formada por diversas instituições inspiradas pelos exemplos de São Vicente de Paulo, que cada vez mais se aproxima e se conhece para dar mais força e vigor às ações de Caridade do nosso tempo. No mundo, está presente em 152 países.

Encontros anteriores da Família Vicentina do Centro-Oeste

Márcia Moreschi

Durante o evento, a vice-presidente para a Região 5 da SSVP, Márcia Moreschi, apresentou um histórico de encontros nacionais da Família Vicentina que ocorreram no Brasil e também os encontros na região Centro-Oeste, os quais destacamos abaixo:

I Encontro – 27 a 29 de março de 2015, Brasília/DF – mudança de estruturas
II Encontro – 30 de outubro a 01 de novembro de 2015, Brasília/DF – Programa de Ação Colaborativa da Família Vicentina
III Encontro – 14 a 16 de outubro de 2016, Brasília/DF – “Era estrangeiro e me acolheste”

Próximo encontro

As lideranças vicentinas do Centro-Oeste já planejam realizar em 2018 o próximo encontro, reunindo mais ramos da Família Vicentina. O local ainda será definido.

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

3 comentários

  1. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    After looking over a number of the blog articles on your site, I honestly
    appreciate your way of blogging. I book marked
    it to my bookmark site list and will be checking back in the near future.
    Take a look at my web site as well and tell me your opinion.
    asmr 0mniartist

  2. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I read this post fully about the comparison of newest and previous technologies, it’s amazing article.
    0mniartist asmr

  3. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Your way of telling the whole thing in this piece of writing is
    actually pleasant, all be capable of simply know it, Thanks
    a lot. 0mniartist asmr

Deixe uma resposta