DESTAQUE
Home / Notícias / Futura reforma na Regra, novas instruções normativas e calendário de atividades para 2018: destaques da Plenária Nacional da SSVP

Futura reforma na Regra, novas instruções normativas e calendário de atividades para 2018: destaques da Plenária Nacional da SSVP

Decisões importantes na Plenária da SSVP

As principais lideranças da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil (SSVP) decidiram, em reunião plenária realizada de 3 a 5 de novembro de 2017, no Centro de Formação Vicentina, em Belo Horizonte (MG), autorizar uma reforma total da Regra da SSVP. Uma proposta de nova Regra será redigida por uma comissão formada por 13 membros: 6 indicados pela diretoria do Conselho Nacional do Brasil (CNB) e 7 pelos presidentes dos Conselhos Metropolitanos da SSVP). Ainda não há prazo para a conclusão dos trabalhos e, nesse período, será aberto um período de consulta pública para que confrades e consócias de todo o país possam enviar sugestões. A edição atual da Regra foi modificada em 2015, mas a maior parte de seu conteúdo data de 2007.

Durante a plenária também foram aprovadas novas instruções normativas sobre eleições, procedimentos de secretaria, frotas de veículos e alienação de imóveis da SSVP. Mudanças no Estatuto do CNB e um novo modelo de estatuto para Obras Unidas também foi aprovado. No prazo máximo de 1 ano, todas as unidades vicentinas deverão atualizar seus estatutos conforme este modelo. Em breve os textos desses documentos serão divulgados. Ao todo, 31 dos 34 presidentes dos Conselhos Metropolitanos participaram, além da nova diretoria do CNB, que tomou posse em setembro com o novo presidente do CNB, confrade Cristian Reis. Segundo o CNB cerca de 100 pessoas participaram da Plenária.

Região 5 da SSVP: cfd. Jaques (Ecafo), csc. Márcia (vice-presidente da Região), csc. Aninha (CCA); cfd. João Batista (CM Uberaba); cfd. Thiago (CM Brasília); cfd. José Antônio (CM Patos de Minas); cfd. Marcos (CJ); cfd. Gaspar (CM Goiânia); cfd. Orlando (CM Anápolis).

O Conselho Metropolitano de Brasília foi representado na reunião pelo seu presidente, cfd. Thiago Tibúrcio. Ele avaliou positivamente o encontro. “Todos estavam imbuídos da vontade de colaborar com o bom funcionamento da SSVP, uma entidade presente há mais de 145 anos no Brasil, praticando a Caridade cristã e católica. As votações transcorreram num clima de grande respeito e atenção. Esperamos que as decisões possam ajudar a nossa rede de Caridade a encontrar, cada vez mais, seu fortalecimento”, disse Thiago.

Padre Raimundo e profunda espiritualidade.

Durante o evento os participantes forneceram, ainda, informações para a elaboração de um plano estratégico para o Conselho Nacional do Brasil, ouviram palestra do vice-presidente territorial do Conselho Geral Internacional da SSVP para a América do Sul, cfd. Júlio Lima, participaram de Santa Missa celebrada pelo padre Raimundo, da Congregação da Missão, entre outras atividades, como exposição sobre a diferença entre o Departamento de Normatização e Orientação (Denor); o Conselho de Ética e o Comitê de Reconciliação.

O calendário do CNB para 2018 também foi apresentado. Destaques para: Encontro Nacional do Denor (23 a 25 de fevereiro – RJ); 48ª Romaria Nacional a Aparecida (24 e 25 de março); Encontro Nacional dos Assessores Espirituais (25 a 27 de maio – RJ); Plenária Nacional (3 a 5 de agosto – Osasco/SP); Encontro Nacional do Decom (2 a 4 de novembro – Osasco/SP).

Consócia Denise Ramos, coordenadora nacional de Jovens da SSVP.

Na programação cultural da Romaria 2018, a coordenadora nacional de Jovens, csc. Denise Ramos, anunciou novidades: em vez do Festival Cultural Ozanam, a organização planeja convidar uma banda vicentina de destaque e uma banda católica famosa para animarem a noite de sábado em Aparecida. Ela também aproveitou para agradecer a todos que responderam à enquete sobre a Juventude Vicentina. Informações valiosas que ajudarão toda a Comissão Nacional de Jovens a trabalhar.

Fonte: Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP.

Para mais informações sobre a Plenária, acesse: www.ssvpbrasil.org.br

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

Deixe uma resposta