DESTAQUE
Home / Mudança de estruturas

Mudança de estruturas

Breve histórico

Breve histórico

O projeto Mudanças de Estruturas – também conhecido como Mudança Sistêmica, foi idealizado em 2006, pelo Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Gregory Gay, que nomeou uma Comissão e lhe deu o seguinte mandato: “contribuir para realizar uma mudança de estruturas através do apostolado dos membros da Família Vicentina, especialmente daqueles cujo ministério é servir os Pobres oprimidos”(Vincentiana, Janeiro-Abril 2008, p. 72-84).

Em 2007, os membros da Comissão da Promoção de Mudanças de Estruturas apresentaram seus trabalhos e diretrizes aos Responsáveis da Família Vicentina reunidos em assembleia geral, em Roma, e o tema foi escolhido como o enfoque orientador da Família pelo menos durante os próximos anos.

Dentre as diversas estratégias para dar a conhecer os objetivos do projeto a Família Vicentina no mundo, foi realizado o primeiro seminário no México, em fevereiro de 2009.

No caso da Sociedade de São Vicente de Paulo-SSVP os dirigentes do Conselho Nacional do Brasil e Presidentes de Conselhos Metropolitanos tiveram a oportunidade de participar do XI Encontro Nacional da Família Vicentina, ocorrido em Brasília-DF, de 10 a 14 de junho de 2009, cujo tema foi “A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica”. Naquela ocasião, ademais de conhecer a iniciativa e os trabalhos da Comissão, foram divulgadas experiências bem-sucedidas em diversos países e debatidas estratégias para que outros membros da Família Vicentina sejam multiplicadores desse ideal.

Mas afinal, o que é mudanças de estruturas ? 

A mudança de estruturas não pretende servir apenas para solucionar as necessidades imediatas dos pobres (proporcionando alimentos, roupa, etc.).   Esse socorro emergencial e fundamental para a sobrevivência dos oprimidos é chamado de caridade imediata. A mudança de estruturas vai mais além, isto é, a ação empreendida deverá ajudar para que os pobres desenvolvam estratégias efetivas para poder sair da pobreza e para sua promoção humana.   Para se atingir a plenitude de caridade – a caridade mediata ou mediana – pretende-se mudar estruturas complexas que em sua totalidade formam o sistema social dentro do qual vivemos.

Por outro lado, cabe esclarecer que um sistema funciona como um todo através da interação de suas partes (estruturas), tanto para o bem quanto para o mal.  Por exemplo, o desemprego e os salários baixos, a moradia inadequada, a baixa qualidade da educação, dentre outros, normalmente estão ligados entre si.   A mudança de estruturas pretende transformar uma série completa de elementos que interagem, e não só alguns deles.  Isto requer mudar as atitudes que causam o problema que esperamos resolver.  É um processo que favorece uma mudança estrutural em todo um sistema, em longo prazo, de acordo com as realidades locais e com o apoio de diversos atores.

Em suma, devemos considerar a pobreza não como um resultado inevitável das circunstâncias, mas como produto de situações injustas que podem ser modificadas, centrando-se em ações que tendam a romper o círculo da pobreza.

Neste contexto, o Conselho Metropolitano de Brasília-CMB desenvolveu o projeto “Conhecendo e promovendo a Mudança de Estruturas  com vistas a iniciar o processo de reflexão entre os vicentinos  sobre os serviços prestados aos assistidos, no âmbito dos 13 Conselhos Centrais da sua área de abrangência.

Em 2010 e 2011 foram desenvolvidas as oficinas no âmbito dos Conselhos, assim como nos Encontros Regionais, envolvendo 1.257 participantes, com a colaboração dos Padres de Congregação da Missão e as Irmãs Filhas da Caridade, de Brasília.  Os resultados dos encontros foram altamente significativos para a sensibilização e conscientização inerentes ao processo de autoconhecimento e transformação.  Ademais, os vicentinos (as) são unânimes acerca da necessidade de se encontrar novas formas para erradicar a pobreza e buscar a promoção humana, trabalhando de forma integrada e em todos os níveis. Esse é o grande desafio: cada localidade encontrará o ponto de partida para a transformação levando em consideração o “clamor dos pobres”.

Não obstante aos resultados significativos nas Oficinas, constatou-se a necessidade de ampliar os trabalhos de alcançar toda a base vicentina e, desta forma, foram elaborados e distribuídos textos de leituras espirituais para utilização nas Conferências.

Nesse sentido,  construindo novos caminhos e identificando possibilidades de ampliação da atuação conjunta foi instituído o Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para Novos Tempos que contempla projetos para Conscientização dos Vicentinos; Inserção/Ação Vicentina; Conscientização dos Assistidos; Rede de Parcerias e Projetos Sociais.

Para a implementação do Programa de forma que cada vicentino possa ter mais conhecimento e colaborar melhor junto aos assistidos, foi instituída uma Equipe de Mobilizadores – intitulada  “Efatá = Abre-te”-, em março de 2012, com 38 participantes, que recebeu  informação e formação sobre a importância da análise de questões sociais, a espiritualidade vicentina, nossa atuação nos contextos atuais e o ”repensar” do nosso agir.

Essa prioridade foi reafirmada e referendada por todos os ramos da Família Vicentina  por ocasião do X Encontro da Nacional Família Vicentina, em Goiânia-Goiás, assim como no Encontro Latino-americano da Família Vicentina (em abril de 2012) e na visita do  Presidente Internacional da SSVP, cfd. Michael Thio, em agosto de 2012.

Desta forma, ao longo de 2012 a cordenação do CMB realizou o acompanhamento da implementação do Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para Novos Tempos, mediante a realização de três encontros de intercâmbio de e experiências, debates e aprendizados entre as equipes de mobilizadores nas regiões dos Conselhos Centrais.

Em fevereiro de 2013 foi realizada nova formação para equipe de mobilizadores do Programa, envolvendo 60 participantes, com o objetivo de intensificar,  ampliar a ação junto as Conferências vicentinas e realizar ajustes nas ações com base nas necessidades identificadas.

Espera-se que a partir do pleno entendimento sobre as mudanças de estruturas possamos identificar projetos, estratégias criativas e linhas de ação, que derivem de nossa missão e dos valores cristãos e vicentinos.

Tudo pelo Pobre, para o Pobre e com o Pobre !

Conselho Metropolitano de Brasília-CMB

  • Materiais de formação 
  • Cartilha de direitos socioassistenciais 

I Encontro da Família Vicentina do Centro-oeste

  • Espiritualidade vicentina 
  • Estratégias para ação 
  • Estratégias para pessoas 
  • Estratégias para missão 
  • Memórias Famvim 
  • Orações 
  • Estratégias para corresponsabilidade 

5 comentários

  1. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Hello I am so grateful I found your blog page, I really found you by mistake, while I was
    browsing on Digg for something else, Anyways I am here now and would just like to say thanks a lot for a
    incredible post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the moment
    but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read much more, Please do keep up the great job.
    asmr 0mniartist

  2. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I think this is one of the so much vital info for me.
    And i am happy studying your article. But should remark on few common issues, The
    website style is perfect, the articles is truly nice : D.
    Good task, cheers 0mniartist asmr

  3. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Asking questions are genuinely pleasant thing if you are not understanding something
    entirely, but this post provides pleasant understanding
    even. asmr 0mniartist

  4. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Excellent goods from you, man. I have understand your stuff previous
    to and you’re just extremely excellent. I really like what you have acquired here, really like
    what you’re saying and the way in which you say it. You make
    it entertaining and you still take care of to keep it wise.
    I cant wait to read much more from you. This is actually a great website.
    0mniartist asmr

  5. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Having read this I thought it was very enlightening.
    I appreciate you finding the time and energy to put this short article together.
    I once again find myself personally spending a lot of time both reading
    and leaving comments. But so what, it was still worth it!

    asmr 0mniartist

Deixe uma resposta