DESTAQUE
Home / Notícias / Vicentinos do DF lotam Festa Regulamentar para homenagear São Vicente

Vicentinos do DF lotam Festa Regulamentar para homenagear São Vicente

Já é tradição. Todos os anos os vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Brasília da Sociedade de São Vicente de Paulo comparecem em grande número ao Dia de Oração da Família Vicentina, realizado no domingo mais próximo ao dia 27 de setembro. Este ano o evento ocorreu no dia 25 de setembro e reuniu 1500 pessoas no Auditório Pedro Calmon, localizado no Quartel General do Exército, em Brasília. O tema em 2016 foi o mesmo proposto pela Família Vicentina Internacional para celebrar os 400 anos do Carisma Vicentino, que serão comemorados em 2017: “Era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35).

Os presentes puderam conhecer a realidade dos refugiados de vários continentes que pedem asilo ao Brasil. Atualmente, cerca de 9 mil pessoas de 79 nacionalidades vivem no Brasil acolhidas como refugiadas. Entre os principais estão Síria, Haiti e Angola. O Distrito Federal, em especial, tem muitos refugiados. Vivem em várias cidades, mas em especial em Samambaia.

A palestra sobre o assunto foi dada pela irmã Rosita Milesi, da Equipe de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Instituto de Migrações e Direitos Humanos.

Para ilustrar a situação desses refugiados, a Conferência de Crianças e Adolescentes Santa Catarina de Labouré e a Conferência São João Gabriel Perboyré, ambas do Riacho Fundo II, apresentaram uma encenação sobre a acolhida a uma família estrangeira.

A festa teve ainda a recepção das bandeiras de alguns países de onde vêm estrangeiros para o Brasil e também foram recebidos os frutos das 24 horas de oração pela Família Vicentina que foram realizadas desde o meio-dia da véspera da festa em diversos locais do Distrito Federal.

Mais uma vez, o Conselho Central Nossa Senhora do Carmo foi a unidade vicentina que levou mais membros para a festa, recebendo uma grande salva de palmas de todos os presentes. E no sorteio da Cruz Missionária que, desde 2012, percorre as unidades vicentinas de um Conselho Central, foi contemplado para receber o símbolo até setembro de 2017 o Conselho Central Divino Espírito Santo, que contempla a seguinte região: “Asa Norte, Cruzeiro, Lago Norte, Sobradinho e Planaltina”.

O Dia de Oração da Família Vicentina foi encerrado com uma Santa Missa, celebrada pelo padre Érik Carvalho, assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP. Estiveram presentes dirigentes dos seguintes ramos da Família Vicentina: SSVP, Filhas da Caridade e Congregação da Missão.

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

Deixe uma resposta