DESTAQUE
Home / Coordenações / Assessoria Espiritual / Momentos de oração nos próximos meses

Momentos de oração nos próximos meses

Neste mês das vocações, o Senhor nos convida a olhar para o nosso interior e contemplar a Sua presença em cada um de nós, presença que fortalece, impulsiona, santifica e convoca. Esta busca em nosso interior revelará a verdade do nosso ser, afinal, quando buscamos a Deus, encontramos a verdade sobre nós mesmos, a verdade de nossas motivações e a verdade de nossas ações. Este é um desafio que proponho a cada vicentino neste mês vocacional. Conduzidos pelo Deus-Trindade, busquemos a Sua presença reveladora em nosso interior. Acredito que a contemplação da verdade de nossas motivações e ações nos conduzirá a um SIM verdadeiro e total a Nosso Senhor que nos convida a tomar parte da missão que o Pai lhe confiou: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres” (Lc 4,18).

Esta caminhada rumo ao nosso interior tem um sentido muito especial neste ano para nós vicentinos(as) de todo o mundo, pois caminhamos para celebrar o quarto centenário do primeiro sermão da missão de São Vicente de Paulo que em 25 de janeiro de 1617, data em que se celebra a conversão de São Paulo, exortou todo o povo à confissão geral. São Vicente percebeu que o povo caminhava afastado de Deus por não conhecer as verdades da fé. Nesta data, nasce espiritualmente a Congregação da Missão. Por isso, a partir desta intuição fundante de São Vicente de Paulo eu convoco a cada vicentino(a) a iniciar uma peregrinação penitencial em busca da santificação da Sociedade São Vicente de Paulo. Vamos juntos ao encontro com o Deus de nossa vocação, ir ao encontro da sua Misericórdia que nos envolve por inteiro, tal como nós somos verdadeiramente.

Para realizarmos esta peregrinação proponho três momentos fortes de oração. 1º. Proponho que cada unidade vicentina (conferências e grupos vicentinos) realize um dia, ou ao menos uma manhã de espiritualidade a partir dos textos bíblicos (Mt 5, 1-16; Lc 4, 14-21; Mt 25, 31-46) e as cartas de Ozanam e de São Vicente de Paulo que nos ajudarão a voltar às nossas fontes. Este momento deve ser no final de agosto até a primeira quinzena de setembro. 2º. Devemos participar com todo entusiasmo e vigor das 24 horas de oração da Família Vicentina, que iniciará ao meio dia do dia 24 de setembro e seguirá até no dia 25 ao meio dia. No dia 24 o encontro será nas unidades e grupos vicentinos, onde se reúnem e os roteiros de oração estarão disponíveis nos Centrais e Particulares. E no dia 25 todos nos encontraremos para celebrar a Solenidade de São Vicente de Paulo no Quartel General do Exército a partir das 8h. 3º. Inspirados por estes dois momentos fortes de oração cada vicentino procure o sacramento da Reconciliação (confissão) onde for mais acessível, entre os dias 26 de setembro e 5 de novembro. Todos esses passos devem ser realizados na intenção da santificação da SSVP.

Esta peregrinação culminará com um momento muito forte da Graça de Deus para todos nós vicentinos. Em nome de Jesus Cristo, santificador e salvador da humanidade, convoco toda a Família Vicentina no Distrito Federal e região a fazer a sua peregrinação à Porta Santa aberta na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida no dia 6 de novembro, Solenidade de Todos os Santos. Não deixemos de participar/rezar estes passos que nos ajudarão a repousar nos braços misericordiosos do Pai. Sejamos Misericordiosos como Pai!

Abraço fraterno em Cristo.

Pe. Erik de Carvalho Gonçalves, CM.
Assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP

Veja também

Momento de espiritualidade com padre Valdo e irmã Emília

No dia 28/02/22, haverá momento de espiritualidade para os vicentinos. O evento será pela internet, via Google Meet. Participe.

Deixe uma resposta