Home / Notícias / Posse da diretoria do CM Patos de Minas

Posse da diretoria do CM Patos de Minas

CM Patos de Minas promete cumprir a Regra da SSVP
CM Patos de Minas promete cumprir a Regra da SSVP

A Sociedade de São Vicente de Paulo tem agora 34 Conselhos Metropolitanos. A mais nova unidade vicentina é o CM Patos de Minas. Criado oficialmente em junho pelo Conselho Nacional do Brasil da SSVP, o Conselho Metropolitano de Patos de Minas realizou, no dia 31 de julho, um evento festivo para celebrar o início de seus trabalhos e a apresentação da primeira diretoria, que terá um mandato provisório de 1 ano. O CM Patos de Minas foi formado por 3 Conselhos Centrais que antes pertenciam ao CM Brasília (João Pinheiro, Paracatu e Vazante) e por 4 que eram do CM Uberaba (Patos de Minas, Presidente Olegário, Lagoa Formosa e Patrocínio). A unidade terá 47 Conselhos Particulares integrados, 333 Conferências e uma média de 3.690 membros, além de  20 Obras Unidas.

Em uma solenidade, no Lar Vicentino Padre Alaor, em Patos de Minas, cerca de 500 pessoas prestigiaram o importante momento para a SSVP no Brasil. A reunião começou com um café da manhã, seguido da celebração de Santa Missa, presidida pelo Frei Joaquim Nepomuceno Filho, que será o assessor espiritual do Conselho Metropolitano. Ele lembrou, durante a homilia, que os vicentinos devem continuar o trabalho junto aos necessitados, pois esse é um carisma que faz as pessoas viverem verdadeiramente o Evangelho.

Após a Missa, foi iniciada a cerimônia de posse. A presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP (CNB), consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo, perguntou ao presidente do Conselho Metropolitano de Patos de Minas, cfd. José Antônio de Andrade, se ele aceitava cumprir a Regra da SSVP e se toda a diretoria por ele escolhida também concordava com esta obrigação (constante no artigo 57 do regulamento). Com a resposta positiva do presidente, foi possível que ele apresentasse sua diretoria que será composta por:

1º vice-presidente: Geraldo Pereira dos Santos;
2º vice-presidente: Damião Cosmo Machado;
3º vice-presidente: Valdemar José da Cunha;
4º vice-presidente: Israel Viana de Oliveira;
Secretária: Margarida Delorme Oliveira Damasceno;
Tesoureiro: Gilberto Luís da Silva;
2º tesoureiro: José Messias Júnior;
Comissão de Jovens: Juniel Marcelino da Silva;
Ecafo: João Furtado Moreira;
Conferências de Crianças e Adolescentes: Maria de Fátima Ferreira da Costa;
Denor: Ademar de Alcântara Perpétuo;
Departamento de Comunicação: Weslley de Sousa Araújo;
Assessor espiritual: Frei Joaquim Nepomuceno Tito.

Na sequência, o presidente José agradeceu a presença de todos e solicitou que todos os confrades e consócias da SSVP trabalhem com dedicação e encantamento pelo serviço aos pobres e pelo engrandecimento do Conselho Metropolitano de Patos de Minas.

Enquanto se aguardava a conclusão da ata da reunião, a consócia Emília, apresentou as iniciativas do Conselho Nacional do Brasil relacionadas aos projetos sociais. Financiados com recursos da Contribuição da Solidariedade e executados por meio de Conferências e Conselhos, os projetos estão transformando a vida de famílias assistidas, dentro do conceito de mudança sistêmica. A presidente também comentou sobre o próximo ano temático da SSVP que será em comunhão com a Família Vicentina e tratará dos 400 anos do Carisma Vicentino.

Após a leitura da ata, o evento foi encerrado com as orações tradicionais da SSVP e foi oferecido um almoço de confraternização.

Estiveram presentes: a presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP (CNB), consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo, acompanhada dos confrades Robson Gama e Thiago Tibúrcio, respectivamente coordenadores do Departamento de Normatização e Orientação e do Departamento de Comunicação do CNB; a presidente do Conselho Metropolitano de Brasília, csc. Márcia Moreschi; o vice-presidente do Conselho Metropolitano de Uberaba, cfd. Divino Donizete; o vice-presidente do CNB para a Região V, cfd. José Gonçalves de Oliveira; e o coordenador da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) da Região V, cfd. Jeová Alcântara. Autoridades civis do município de Patos de Minas também compareceram.

Veja também

Conselho Metropolitano realiza primeiro torneio de Futsal

Todos sabem que participar de alguma prática desportiva traz benefícios e um deles é aumentar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *