Home / Notícias / Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Vicentinos vão ter oportunidade de conhecer o objeto sagrado, que percorrerá os 10 Conselhos Centrais vinculados ao Conselho Metropolitano de Brasília. Uma ampla programação, incluindo Missas, Terços e Festas Regulamentares foi organizada para marcar a ocasião especial.

A relíquia do mais conhecido fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, é um pedaço de tecido da roupa com que Ozanam foi sepultado, em 1853. Era uma veste da Ordem Terceira Franciscana, pois Ozanam também pertencia a essa instituição. Em 1929, quando houve a exumação do corpo, o pedaço do linho foi retirado e posteriormente dividido em partes menores. A relíquia foi um presente do Conselho Geral Internacional da SSVP ao Conselho Nacional do Brasil e está percorrendo país. No sábado, 01/12, foi entregue pelo Conselho Metropolitano de Goiânia ao Conselho Metropolitano de Brasília.

“Tenho certeza de que essa é uma grande benção para nós. É como se o confrade Ozanam estivesse junto de nós, perto de cada vicentino e vicentina, nos incentivando a praticar a Caridade e também levando nossas súplicas a Deus”, disse o confrade Thiago Tibúrcio, presidente do CM Brasília.

O presidente do CM Brasília, cfd. Thiago Tibúrcio, recebe a relíquia da mão do representante do CM Goiânia, cfd. Vicente França.

No domingo, 02/12, a peregrinação começou. A relíquia foi exposta durante Missa da Festa Regulamentar em honra a Imaculada Conceição do Conselho Central Divino Espírito Santo (áreas da Asa Norte, Cruzeiro, Estrutural, Sudoeste, Octogonal, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina). Os membros emocionaram-se e pediram para tirar fotos.

Também no domingo a relíquia seguiu para o Conselho Central do Gama, onde foi realizada uma celebração com os vicentinos na sede que foi reformada este ano. Os membros agradeceram a intercessão de Ozanam pelo êxito da obra, que permitiu que todos os domingos haja a Santa Missa na sede da SSVP. Na segunda-feira, foi rezado um Terço, e, no final da noite, a relíquia foi transmitida ao Conselho Central Brasília.

Na terça-feira (04/12), a relíquia amanheceu na Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante. Foi lá que, na década de 1950, foi fundada a 1ª Conferência Vicentina na área do DF, mesmo antes da inauguração de Brasília. Na tarde do mesmo dia, a relíquia foi levada para o Centro de Formação São Vicente de Paulo, onde também fica localizada a sede do Conselho Central. E à noite, foi levada para o Santuário do Santíssimo Sacramento, na Asa Sul, onde os vicentinos também assistiram a uma Missa e realizaram uma celebração. No dia seguinte (05/12), o CC Brasília fez sua última atividade com a relíquia: uma Santa Missa na Paróquia Santo Afonso, em São Sebastião, organizada pelo Conselho Particular São José.

No dia 06/12, a relíquia voltou à área do Conselho Central Divino Espírito Santo. Foi realizada uma Missa na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Cruzeiro Velho e, em seguida, feito o momento de reflexão proposto pelo Conselho Nacional da Brasil da SSVP. Em 7/12 o objeto sagrado seguiu para Planaltina, onde também foi visitado pelos vicentinos.

No dia 8/12, a relíquia chegou a Formosa (GO), levada pela consócia Izabel, presidente do CP de Planaltina. Uma carreata liderada por um carro do Corpo de Bombeiros levou a relíquia até a sede da SSVP em Formosa, onde também fica o Lar São Vicente de Paulo. No dia 9/12, a relíquia participou da Festa Regulamentar em honra a Imaculada Conceição, no CC Formosa.

Após a Festa Regulamentar em Formosa, a relíquia foi levada, no próprio dia 9/12, para Unaí (MG). Lá foi recepcionada na Capela São Vicente de Paulo, localizada na sede da SSVP na cidade mineira. De lá, foi para a Matriz São José do Novo Horizonte, no dia 9, para a Igreja Nossa Senhora Aparecida (Mamoeiro) e para a Igreja Nossa Senhora das Vitórias. No dia 12, esteve no Abrigo Frei Anselmo e retornou para a Capela de São Vicente.

No dia 13/12, a relíquia chegou ao Conselho Central Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde ficou exposta na Capela do Santíssimo Sacramento do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga. No dia 14/12, no mesmo local, foi celebrada uma Santa Missa pelo padre Fausto, que ressaltou o exemplo de Frewderico Ozanam para todos os leigos.

Nos dias 15 e 16/12, a relíquia foi transportada para o Conselho Central Nossa Senhora do Carmo.No dia 15,  pela manhã, as atividades foram na paróquia vicentina Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, mantida e dirigida por padres da Congregação da Missão. Os padres Érik e Paulo Cesar reuniram a juventude vicentina da área e fizeram uma bonita celebração. À tarde, a relíquia seguiu para o Lar dos Velhinhos de Taguatinga, gerenciado pelas irmãs vicentinas da Companhia das Filhas da Caridade. No dia 16/12, foi a vez de a relíquia ser levada para a Festa Regulamentar em honra a Imaculada realizada pelo Conselho Central na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

No dia 17/12, a relíquia chegou ao Conselho Central Imaculada Conceição, em Ceilândia (DF). Ela foi levada para a Creche Frederico Ozanam, uma obra unida da SSVP,  e para o Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marillac, mantido pela Companhia das Filhas da Caridade. No dia 18/12, uma Santa Missa, na Paróquia Santo Antônio, em Ceilândia Sul, celebrada pelo padre Maciel, com muitos vicentinos presentes, encerrou a passagem da relíquia pelo Conselho Central.

 

Próximos eventos com a relíquia:

Conselho Central Data Atividades
Gama 2 e 3/12 Dia 2: Celebração na sede dos Vicentinos do Gama, às 10h.

Dia 3: Santo Terço na sede da SSVP no Gama.

Brasília 4 e 5/12 Dia 4: Paróquia São João Bosco, 6h30 às 13h; Centro de Formação São Vicente de Paulo, 14h às 16h; Paróquia Santíssimo Sacramento (L2 Sul), 17h.

Dia 5: Paróquia Santíssimo Sacramento (L2 Sul) até às 10h; Cidade de São Sebastião, de 11h às 19h, Paróquia Santo Afonso.

Divino Espírito Santo 6 e 7/12 Dia 6: Paróquia Nossa Senhora das Dores (Cruzeiro Velho), às 19h.

Dia 7: Planaltina

Formosa 8 e 9 /12 Dia 9: Festa Regulamentar, às 7h30, no Lar São Vicente de Paulo.
Unaí 9 a 12/12 Dia 9: Capela de São Vicente de Paulo, às 15h.

Dia 10: Matriz São José do Novo Horizonte, às 9h.

Dia 11: Igreja Nossa Senhora Aparecida (Mamoeiro): 9h; Igreja Nossa Senhora das Vitórias, 16h.

Dia 12: Abrigo Frei Anselmo, às 9h; Capela de São Vicente, 15 horas.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 13 e 14/12 Dia 14: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Taguatinga), às 19h.
Nossa Senhora do Carmo 15 e 16/12 Dia 15: Paróquia da Medalha Milagrosa, Riacho Fundo II, de 8h às 12h30; Lar dos Velhinhos de Taguatinga, das 13h às 18h.

Dia 16: Festa Regulamentar. Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Taguatinga Sul), de 7h30 às 12h.

Imaculada Conceição (Ceilândia) 17 e 18/12 Dia 16: Capela da Creche Frederico Ozanam, 14h.

Dia 17: Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marillac, de 8h Às 17h; A partir de 18h, estará na Paróquia Santo Antônio.

Dia 18: Paróquia Santo Antônio

Nossa Senhora de Fátima (Brazlândia) 19 a 21/12 Dia 19: Padre Bernardo, Paróquia Divino Espírito Santo, 19h (Missa).

Dia 20: Águas Lindas,  Paróquia São Maximiliano, 19h (Missa).

Dia 21: Brazlândia, Paróquia São José, 19h (Missa)

Santa Luzia (Luziânia) 22 a 24/12 Dia 23: Missa na Casa de Acolhida São Vicente de Paulo
CMB 25 a 30/12 De 26 a 30 – exposição na Catedral de Brasília

Dia 30: Missa Solene na Catedral de Brasília às 10h30, com participação de todos os vicentinos!

 

Veja também

Conselho Metropolitano realiza primeiro torneio de Futsal

Todos sabem que participar de alguma prática desportiva traz benefícios e um deles é aumentar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *