DESTAQUE
Home / Notícias / Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Vicentinos vão ter oportunidade de conhecer o objeto sagrado, que percorrerá os 10 Conselhos Centrais vinculados ao Conselho Metropolitano de Brasília. Uma ampla programação, incluindo Missas, Terços e Festas Regulamentares foi organizada para marcar a ocasião especial.

A relíquia do mais conhecido fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, é um pedaço de tecido da roupa com que Ozanam foi sepultado, em 1853. Era uma veste da Ordem Terceira Franciscana, pois Ozanam também pertencia a essa instituição. Em 1929, quando houve a exumação do corpo, o pedaço do linho foi retirado e posteriormente dividido em partes menores. A relíquia foi um presente do Conselho Geral Internacional da SSVP ao Conselho Nacional do Brasil e está percorrendo país. No sábado, 01/12, foi entregue pelo Conselho Metropolitano de Goiânia ao Conselho Metropolitano de Brasília.

“Tenho certeza de que essa é uma grande benção para nós. É como se o confrade Ozanam estivesse junto de nós, perto de cada vicentino e vicentina, nos incentivando a praticar a Caridade e também levando nossas súplicas a Deus”, disse o confrade Thiago Tibúrcio, presidente do CM Brasília.

O presidente do CM Brasília, cfd. Thiago Tibúrcio, recebe a relíquia da mão do representante do CM Goiânia, cfd. Vicente França.

No domingo, 02/12, a peregrinação começou. A relíquia foi exposta durante Missa da Festa Regulamentar em honra a Imaculada Conceição do Conselho Central Divino Espírito Santo (áreas da Asa Norte, Cruzeiro, Estrutural, Sudoeste, Octogonal, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina). Os membros emocionaram-se e pediram para tirar fotos.

Também no domingo a relíquia seguiu para o Conselho Central do Gama, onde foi realizada uma celebração com os vicentinos na sede que foi reformada este ano. Os membros agradeceram a intercessão de Ozanam pelo êxito da obra, que permitiu que todos os domingos haja a Santa Missa na sede da SSVP. Na segunda-feira, foi rezado um Terço, e, no final da noite, a relíquia foi transmitida ao Conselho Central Brasília.

Na terça-feira (04/12), a relíquia amanheceu na Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante. Foi lá que, na década de 1950, foi fundada a 1ª Conferência Vicentina na área do DF, mesmo antes da inauguração de Brasília. Na tarde do mesmo dia, a relíquia foi levada para o Centro de Formação São Vicente de Paulo, onde também fica localizada a sede do Conselho Central. E à noite, foi levada para o Santuário do Santíssimo Sacramento, na Asa Sul, onde os vicentinos também assistiram a uma Missa e realizaram uma celebração. No dia seguinte (05/12), o CC Brasília fez sua última atividade com a relíquia: uma Santa Missa na Paróquia Santo Afonso, em São Sebastião, organizada pelo Conselho Particular São José.

No dia 06/12, a relíquia voltou à área do Conselho Central Divino Espírito Santo. Foi realizada uma Missa na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Cruzeiro Velho e, em seguida, feito o momento de reflexão proposto pelo Conselho Nacional da Brasil da SSVP. Em 7/12 o objeto sagrado seguiu para Planaltina, onde também foi visitado pelos vicentinos.

No dia 8/12, a relíquia chegou a Formosa (GO), levada pela consócia Izabel, presidente do CP de Planaltina. Uma carreata liderada por um carro do Corpo de Bombeiros levou a relíquia até a sede da SSVP em Formosa, onde também fica o Lar São Vicente de Paulo. No dia 9/12, a relíquia participou da Festa Regulamentar em honra a Imaculada Conceição, no CC Formosa.

Após a Festa Regulamentar em Formosa, a relíquia foi levada, no próprio dia 9/12, para Unaí (MG). Lá foi recepcionada na Capela São Vicente de Paulo, localizada na sede da SSVP na cidade mineira. De lá, foi para a Matriz São José do Novo Horizonte, no dia 9, para a Igreja Nossa Senhora Aparecida (Mamoeiro) e para a Igreja Nossa Senhora das Vitórias. No dia 12, esteve no Abrigo Frei Anselmo e retornou para a Capela de São Vicente.

No dia 13/12, a relíquia chegou ao Conselho Central Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde ficou exposta na Capela do Santíssimo Sacramento do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga. No dia 14/12, no mesmo local, foi celebrada uma Santa Missa pelo padre Fausto, que ressaltou o exemplo de Frewderico Ozanam para todos os leigos.

Nos dias 15 e 16/12, a relíquia foi transportada para o Conselho Central Nossa Senhora do Carmo.No dia 15,  pela manhã, as atividades foram na paróquia vicentina Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, mantida e dirigida por padres da Congregação da Missão. Os padres Érik e Paulo Cesar reuniram a juventude vicentina da área e fizeram uma bonita celebração. À tarde, a relíquia seguiu para o Lar dos Velhinhos de Taguatinga, gerenciado pelas irmãs vicentinas da Companhia das Filhas da Caridade. No dia 16/12, foi a vez de a relíquia ser levada para a Festa Regulamentar em honra a Imaculada realizada pelo Conselho Central na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

No dia 17/12, a relíquia chegou ao Conselho Central Imaculada Conceição, em Ceilândia (DF). Ela foi levada para a Creche Frederico Ozanam, uma obra unida da SSVP,  e para o Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marillac, mantido pela Companhia das Filhas da Caridade. No dia 18/12, uma Santa Missa, na Paróquia Santo Antônio, em Ceilândia Sul, celebrada pelo padre Maciel, com muitos vicentinos presentes, encerrou a passagem da relíquia pelo Conselho Central.

 

Próximos eventos com a relíquia:

Conselho Central Data Atividades
Gama 2 e 3/12 Dia 2: Celebração na sede dos Vicentinos do Gama, às 10h.

Dia 3: Santo Terço na sede da SSVP no Gama.

Brasília 4 e 5/12 Dia 4: Paróquia São João Bosco, 6h30 às 13h; Centro de Formação São Vicente de Paulo, 14h às 16h; Paróquia Santíssimo Sacramento (L2 Sul), 17h.

Dia 5: Paróquia Santíssimo Sacramento (L2 Sul) até às 10h; Cidade de São Sebastião, de 11h às 19h, Paróquia Santo Afonso.

Divino Espírito Santo 6 e 7/12 Dia 6: Paróquia Nossa Senhora das Dores (Cruzeiro Velho), às 19h.

Dia 7: Planaltina

Formosa 8 e 9 /12 Dia 9: Festa Regulamentar, às 7h30, no Lar São Vicente de Paulo.
Unaí 9 a 12/12 Dia 9: Capela de São Vicente de Paulo, às 15h.

Dia 10: Matriz São José do Novo Horizonte, às 9h.

Dia 11: Igreja Nossa Senhora Aparecida (Mamoeiro): 9h; Igreja Nossa Senhora das Vitórias, 16h.

Dia 12: Abrigo Frei Anselmo, às 9h; Capela de São Vicente, 15 horas.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 13 e 14/12 Dia 14: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Taguatinga), às 19h.
Nossa Senhora do Carmo 15 e 16/12 Dia 15: Paróquia da Medalha Milagrosa, Riacho Fundo II, de 8h às 12h30; Lar dos Velhinhos de Taguatinga, das 13h às 18h.

Dia 16: Festa Regulamentar. Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Taguatinga Sul), de 7h30 às 12h.

Imaculada Conceição (Ceilândia) 17 e 18/12 Dia 16: Capela da Creche Frederico Ozanam, 14h.

Dia 17: Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marillac, de 8h Às 17h; A partir de 18h, estará na Paróquia Santo Antônio.

Dia 18: Paróquia Santo Antônio

Nossa Senhora de Fátima (Brazlândia) 19 a 21/12 Dia 19: Padre Bernardo, Paróquia Divino Espírito Santo, 19h (Missa).

Dia 20: Águas Lindas,  Paróquia São Maximiliano, 19h (Missa).

Dia 21: Brazlândia, Paróquia São José, 19h (Missa)

Santa Luzia (Luziânia) 22 a 24/12 Dia 23: Missa na Casa de Acolhida São Vicente de Paulo
CMB 25 a 30/12 De 26 a 30 – exposição na Catedral de Brasília

Dia 30: Missa Solene na Catedral de Brasília às 10h30, com participação de todos os vicentinos!

 

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

Deixe uma resposta