Home / Artigos / Os eventos vicentinos de Natal

Os eventos vicentinos de Natal

Projeto Anjo, da Conferência Santo Expedito, no natal das Famílias Assistidas.

Já é uma tradição. Todos os anos, em dezembro, centenas de Conferências Vicentinas, no Brasil e no mundo, celebram o Natal com as famílias assistidas. A data, tão importante para os cristãos, não pode passar em branco para quem pratica a Caridade cristã.

Com uma força que vêm do Espírito Santo, confrades e consócias da SSVP decidem se movimentar e realizam bonitas ações. São almoços, jantares, cafés da manhã, apresentações teatrais e de dança, palestras, celebrações que têm como pano de fundo a vivência comunitária e o mandamento de “amar ao próximo com a ti mesmo”.

Essas iniciativas têm bonitos efeitos sobre a própria vida da Conferência. Nessas ocasiões, é criada uma verdadeira força-tarefa vicentina. Logo aparecem membros que vão colaborar na cozinha, outros no transporte, alguns vão organizar os presentes, já os demais cuidam da ornamentação, de modo que para cada confrade ou consócia é delegada uma tarefa de amor, envolvente, ainda que trabalhosa, mas que faz o vicentino se sentir bem.

Esses eventos também costumam ajudar na integração entre as Conferências e a própria comunidade paroquial. Como é bom quando o pároco participa dessas atividades, levando sua bênção aos alimentos e às pessoas que ali estão. Em alguns locais, os próprios paroquianos participam dos eventos como voluntários e, em muitos casos, tornam-se, com o tempo, novos vicentinos. Além disso, as campanhas, por vezes, são divulgadas nas Missas permitindo aos fieis conhecerem mais do trabalho da SSVP.

Entretanto, nada é mais importante em todo esse processo do que a oportunidade de todos testemunharem a alegria das famílias em celebrar o Natal. Não é uma alegria simplesmente pelos bens materiais que lhes são oferecidos, mas sobretudo pela presença, pela partilha do coração, pelo considerar, aquilo que, em resumo, o Papa Francisco chama de “atenção amiga“. Esse com certeza é um dos passos fundamentais que todos temos que dar para realizar qualquer obra virtuosa dentro do nosso carisma.

Quero, então, estimular você, leitor, a fazer a diferença neste ano durante os eventos de Natal da sua Conferência. Há um vasto campo de possibilidades para você e sua Conferência aperfeiçoarem o modo como praticam a Caridade. Na sua, rua, na sua escola, no seu trabalho, tenho certeza de que haverá boas pessoas dispostas a serem benfeitoras dessas ações e mais: estarão com o coração aberto para aprender mais sobre a Caridade e o trabalho que a SSVP faz.

Peço a Deus que esta também seja uma porta de recrutamento para as fileiras vicentinas, pois tenho certeza de que esse testemunho das Conferências já será um grande fermento e sal para o mundo e para a localidade em que ela está inserida.

*Confrade Thiago Tibúrcio
Presidente do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP

Obs: Abaixo publicamos algumas fotos de ações de Natal promovidas pela SSVP que, nos últimos anos, têm feito a diferença na nossa região e que podem servir de inspiração para outras Conferências.

Veja também

Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Vicentinos vão ter oportunidade de conhecer o objeto sagrado, que percorrerá os 10 Conselhos Centrais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *