Home / CGI / Divulgada imagem de Félix Clavé, um dos fundadores da SSVP

Divulgada imagem de Félix Clavé, um dos fundadores da SSVP

Félix Clavé

A imagem de Félix Clavé (1811-1853), um dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo, era desconhecida por muitas pessoas. Entretanto, Adenilton Moreira, membro de uma Conferência em Conselheiro Lafaiete (Minas Gerais, Brasil), estava pesquisando sobre outro fundador (François Lallier) para participar de um concurso promovido pelo Conselho Geral Internacional da SSVP (CGI) quando conseguiu, na internet, encontrar um desenho representando Clavé. A imagem está, então, sendo apresentada à comunidade vicentina internacional pelo CGI.

Félix Clavé tem sua história também desconhecida por grande parte dos membros da SSVP. Um escândalo público de proporções internacionais abalou injustamente a reputação deste francês (foi acusado sem provas) e, segundo artigo de Ralph Middlecamp, atual presidente da SSVP nos Estados Unidos, para preservar a imagem da instituição, optou-se por não dar visibilidade a Clavé. Leia aqui o artigo.

A fundação da SSVP

Na noite de 23 de abril de 1833, em Paris, na Rua Petit-Bourbon Saint Sulpice, na sede do jornal Tribuna Católica, foi fundada a Conferência de Caridade. Sete pessoas participaram da reunião inaugural daquele movimento que mais tarde se espalharia pelo mundo e viria a ser conhecido como Sociedade de São Vicente de Paulo, uma instituição, presente hoje em 154 países, dedicada a fortalecer a fé de seus membros por meio da prática da Caridade.

Os fundadores foram: Antônio Frederico Ozanam (1813-1853); Emmanuel Bailly (1793-1861); François Lallier (1814-1886); Auguste Le Taillandier (1811-1886); Paul Lamache (1810-1892), Jules Devaux (1811-1880) e Félix Clavé (1811-1853).

 

Veja também

SSVP estará presente no Encontro Internacional da Juventude Vicentina, no Panamá em 2019

Com o lema “A alegria de ser vicentino”, a Família Vicentina Internacional promoverá, entre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *