DESTAQUE
Home / CGI / Diretoria do Conselho Geral comemora dois anos de atividades

Diretoria do Conselho Geral comemora dois anos de atividades

No dia 9 de setembro de 2018, estaremos recordando os dois anos da posse da nova diretoria do Conselho Geral Internacional, sob a presidência do confrade Renato Lima de Oliveira, para um mandato de seis anos (2016/2022), o primeiro sul-americano a ocupar a função de Presidente Geral na história da SSVP.

Agradecemos a Deus por todos os confrades e consócias que aceitaram assumir alguma posição na estrutura internacional, ocupando importantes serviços, missões e tarefas em nível mundial, visando bem representar a SSVP e para cumprir, com eficiência, o planejamento estratégico da nossa Confederação.

Neste mandato, estão sendo feitos vários avanços na gestão internacional da entidade, dando continuidade ao bom trabalho dos mandatos anteriores. Podemos mencionar algumas: a) criação da Ouvidoria-Geral (ombudsman); b) fortalecimento da Estrutura internacional; c) lançamento do Projeto “SSVP Plus” (expansão); d) busca por novos acordos de cooperação e convênios internacionais com entidades beneméritas ou filantrópicas; e) criação do Fundo Internacional de Solidariedade (FIS); f) ampliação do papel da Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD); e g) valorização da história e do legado dos sete fundadores.

Na área da comunicação, foi retomada a publicação das Cartas-Circulares, bem como a edição do boletim “Ozanam Network”, nova página na internet e as transmissões ao vivo das principais reuniões do CGI por meio da Ozanam TV. Houve forte estímulo ao uso das redes sociais e foi lançado o Festival de Cinema “Os Sete Fundadores”.

Na área da formação, foi lançado o Projeto “Anos Temáticos Internacionais” (2018: Ano de Lallier), a Medalha “Caridade na Esperança”, as leituras espirituais semanais (disponíveis no site), o Projeto “Rezando em Unidade 10-20-30” e os novos módulos da Formação Universal.

No campo da juventude, foi estabelecido o dia 4 de julho como “Dia Internacional do Jovem da SSVP”, e realizado com sucesso, em junho de 2018, do 2º Encontro Internacional da Juventude da SSVP, em Salamanca (Espanha). O próximo encontro de jovens será em 2023.

Foi dado novo ritmo ao processo de canonização de Ozanam, com a descoberta de inúmeros possíveis milagres, e as relações com a Igreja Católica continuam muito próximas, com a participação efetiva da SSVP em dois órgãos do Vaticano (“Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida” e “Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral”).

Outro ponto de destaque são as viagens institucionais efetuadas pelo Presidente Geral a 16 países em 2017 e a 15 países em 2018, contando sempre com o apoio dos Conselhos Superiores anfitriões. Também os Vice-presidentes Territoriais fazem visitas aos países, levando a mensagem de unidade propagada pelo Conselho Geral.

“Esses avanços só foram possíveis graças a quatro fatores: forte compromisso dos membros da diretoria, o profissionalismo dos funcionários da sede geral de Paris, a sintonia e unidade com os Conselhos Superiores, e o apoio integral das nossas próprias famílias. Isso está propiciando ao Conselho Geral um ambiente favorável e positivo para prestar novos serviços. Por tudo isso, damos graças a Deus pelos projetos, programas e iniciativas do atual mandato. Peço a todos suas orações, e que continuem nos apoiado com generosidade”, destacou o confrade Renato Lima, 16º Presidente Geral.

O 12º Presidente Geral, confrade Amin de Tarrazi, destacou que a diretoria do Conselho encarna e mobiliza os valores e virtudes de São Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam. “Que Nosso Senhor e a Virgem Maria continuem inspirando os dirigentes do Conselho Geral para que as iniciativas e compromissos assumidos estejam sempre a serviço da caridade e da Igreja”, comentou Tarrazi.

Já o 15º Presidente Geral, confrade Michael Thio, enfatizou os esforços do CGI na área de formação. “Muito significativa é a continuação e o aprofundamento da formação espiritual dos vicentinos, que é a chave dos fundamentos da Sociedade, como uma verdadeira organização católica de apostolado leigo, ao serviço da caridade e do amor. Que o bom Deus os abençoe e que a Mãe Maria interceda a Deus, em nome de todos vocês da equipe do CGI”, desejou Michael.

O Conselho Geral Internacional foi fundado em julho de 1839, sob a presidência do confrade Emmanuel José Bailly de Surcy, 1º Presidente Geral. Em 2019, o CGI estará comemorando 180 anos de existência, e estamos preparando uma série de novidades para celebrar tal efeméride. Também para 2019 está previsto o novo organograma da Estrutura Internacional.

Pedimos suas orações pelo êxito desse mandato e favor dos objetivos finalísticos de nossa querida SSVP.

Fonte: Conselho Geral Internacional da SSVP

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

5 comentários

  1. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I love reading through an article that will make men and women think.
    Also, thanks for allowing me to comment! asmr 0mniartist

  2. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    I think the admin of this web site is truly working hard
    for his site, because here every stuff is quality based data.
    asmr 0mniartist

  3. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your
    point. You definitely know what youre talking about, why throw
    away your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something
    enlightening to read? 0mniartist asmr

  4. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    You have made some really good points there. I checked on the net
    to learn more about the issue and found most individuals will go along
    with your views on this site. asmr 0mniartist

  5. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Trash”. Motivo: Teste Bot Falhado (caixa de seleção) ##
    Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Very helpful info specially the last part 🙂 I care for such information a lot.
    I was seeking this particular information for
    a long time. Thank you and best of luck. 0mniartist asmr

Deixe uma resposta