Home / CGI / Diretoria do Conselho Geral comemora dois anos de atividades

Diretoria do Conselho Geral comemora dois anos de atividades

No dia 9 de setembro de 2018, estaremos recordando os dois anos da posse da nova diretoria do Conselho Geral Internacional, sob a presidência do confrade Renato Lima de Oliveira, para um mandato de seis anos (2016/2022), o primeiro sul-americano a ocupar a função de Presidente Geral na história da SSVP.

Agradecemos a Deus por todos os confrades e consócias que aceitaram assumir alguma posição na estrutura internacional, ocupando importantes serviços, missões e tarefas em nível mundial, visando bem representar a SSVP e para cumprir, com eficiência, o planejamento estratégico da nossa Confederação.

Neste mandato, estão sendo feitos vários avanços na gestão internacional da entidade, dando continuidade ao bom trabalho dos mandatos anteriores. Podemos mencionar algumas: a) criação da Ouvidoria-Geral (ombudsman); b) fortalecimento da Estrutura internacional; c) lançamento do Projeto “SSVP Plus” (expansão); d) busca por novos acordos de cooperação e convênios internacionais com entidades beneméritas ou filantrópicas; e) criação do Fundo Internacional de Solidariedade (FIS); f) ampliação do papel da Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD); e g) valorização da história e do legado dos sete fundadores.

Na área da comunicação, foi retomada a publicação das Cartas-Circulares, bem como a edição do boletim “Ozanam Network”, nova página na internet e as transmissões ao vivo das principais reuniões do CGI por meio da Ozanam TV. Houve forte estímulo ao uso das redes sociais e foi lançado o Festival de Cinema “Os Sete Fundadores”.

Na área da formação, foi lançado o Projeto “Anos Temáticos Internacionais” (2018: Ano de Lallier), a Medalha “Caridade na Esperança”, as leituras espirituais semanais (disponíveis no site), o Projeto “Rezando em Unidade 10-20-30” e os novos módulos da Formação Universal.

No campo da juventude, foi estabelecido o dia 4 de julho como “Dia Internacional do Jovem da SSVP”, e realizado com sucesso, em junho de 2018, do 2º Encontro Internacional da Juventude da SSVP, em Salamanca (Espanha). O próximo encontro de jovens será em 2023.

Foi dado novo ritmo ao processo de canonização de Ozanam, com a descoberta de inúmeros possíveis milagres, e as relações com a Igreja Católica continuam muito próximas, com a participação efetiva da SSVP em dois órgãos do Vaticano (“Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida” e “Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral”).

Outro ponto de destaque são as viagens institucionais efetuadas pelo Presidente Geral a 16 países em 2017 e a 15 países em 2018, contando sempre com o apoio dos Conselhos Superiores anfitriões. Também os Vice-presidentes Territoriais fazem visitas aos países, levando a mensagem de unidade propagada pelo Conselho Geral.

“Esses avanços só foram possíveis graças a quatro fatores: forte compromisso dos membros da diretoria, o profissionalismo dos funcionários da sede geral de Paris, a sintonia e unidade com os Conselhos Superiores, e o apoio integral das nossas próprias famílias. Isso está propiciando ao Conselho Geral um ambiente favorável e positivo para prestar novos serviços. Por tudo isso, damos graças a Deus pelos projetos, programas e iniciativas do atual mandato. Peço a todos suas orações, e que continuem nos apoiado com generosidade”, destacou o confrade Renato Lima, 16º Presidente Geral.

O 12º Presidente Geral, confrade Amin de Tarrazi, destacou que a diretoria do Conselho encarna e mobiliza os valores e virtudes de São Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam. “Que Nosso Senhor e a Virgem Maria continuem inspirando os dirigentes do Conselho Geral para que as iniciativas e compromissos assumidos estejam sempre a serviço da caridade e da Igreja”, comentou Tarrazi.

Já o 15º Presidente Geral, confrade Michael Thio, enfatizou os esforços do CGI na área de formação. “Muito significativa é a continuação e o aprofundamento da formação espiritual dos vicentinos, que é a chave dos fundamentos da Sociedade, como uma verdadeira organização católica de apostolado leigo, ao serviço da caridade e do amor. Que o bom Deus os abençoe e que a Mãe Maria interceda a Deus, em nome de todos vocês da equipe do CGI”, desejou Michael.

O Conselho Geral Internacional foi fundado em julho de 1839, sob a presidência do confrade Emmanuel José Bailly de Surcy, 1º Presidente Geral. Em 2019, o CGI estará comemorando 180 anos de existência, e estamos preparando uma série de novidades para celebrar tal efeméride. Também para 2019 está previsto o novo organograma da Estrutura Internacional.

Pedimos suas orações pelo êxito desse mandato e favor dos objetivos finalísticos de nossa querida SSVP.

Fonte: Conselho Geral Internacional da SSVP

Veja também

Confira a programação da Relíquia de Ozanam na área do CM Brasília

Vicentinos vão ter oportunidade de conhecer o objeto sagrado, que percorrerá os 10 Conselhos Centrais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *