DESTAQUE
Home / CGI / Resumo da viagem do presidente geral da SSVP à África

Resumo da viagem do presidente geral da SSVP à África

Publicamos abaixo, texto enviado pelo presidente geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, confrade Renato Lima.

Entre os dias 20 de fevereiro e 15 de março deste ano de 2018, com a graça de Deus, tive a alegria e o privilégio de conhecer, na qualidade de Presidente Geral da SSVP, sete países do continente africano, perfazendo 28.000 km de distância: Burquina Fasso, Nigéria, República Centro-africana, Zâmbia, Botsuana, Moçambique e África do Sul.

Em todos os lugares em que estive, fui muito bem recebido. Fiquei impressionado com o carinho, o vigor, a generosidade e a religiosidade dos vicentinos africanos. Também me chamou a atenção a criatividade dos vicentinos africanos para poder praticar a caridade com poucos recursos econômicos, além da inovação de muitos dos projetos sociais em execução.

Não é à toa que a SSVP está crescendo rapidamente na África, não somente em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade. Estamos presentes em 41 países dos 55 que compõem o continente.

Em todas as nações, reuni-me com dezenas de sacerdotes, bispos, cardeais e núncios apostólicos, além de autoridades políticas e diplomáticas. Cumpri uma agenda intensa: entrevistas a meios de comunicação, presença nas reuniões das Conferências e dos Conselhos, reuniões com a juventude, palestras em auditórios, visitas domiciliares e a obras vicentinas.

Nos encontros com as famílias carentes, senti forte emoção quando entrei nas casas delas, e pude trocar experiências sobre a vida sofrida que elas levam, as dificuldades relacionadas à saúde e ao emprego, os dilemas para a criação e educação dos filhos, a falta de apoio dos governos locais, a importância da participação na santa missa e nos sacramentos, entre tantos outros assuntos.

Também conversei muito nas Conferências e Conselhos por onde passei, deixando a mensagem de paz, de unidade e de caridade que o Conselho Geral leva a todas as nações.

Sou o primeiro Presidente Geral que vem de um país em desenvolvimento, como o Brasil, e por isso compreendo bem a realidade da África. São situações similares, com muitas desigualdades sociais, políticas, ambientais e econômicas. Regressaremos ao continente africano em 2020 para visitar novos países.

Agradeço a todos pelas orações ao Divino Espírito Santo pelo êxito desta jornada.

(*) 16º Presidente Geral da SSVP.

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

Deixe uma resposta