DESTAQUE
Home / Coordenações / Assessoria Espiritual / Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

As dificuldades enfrentadas por Nossa Senhora das Graças, que é celebrada pela Igreja Católica hoje, são também típicas do cotidiano cristão. Esta afirmação é feita pelo padre Alexandre Nahass Franco, Assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), ao sugerir que o ‘dragão’ que perseguiu Nossa Senhora esteja hoje representado pelos problemas que, muitas vezes, abatem a esperança do povo. “A segunda leitura da Liturgia desta Festa nos ilumina, pois apresenta uma cena dramática: uma mulher – figura que pode ser de Maria e também da Igreja – sendo perseguida por um Dragão (a força do mal), que quer lhe devorar o filho. Vejam bem, a cena não é de morte, mas de vida, porque Deus intervém e coloca o filho a salvo”. Padre Alexandre complementa. “Quantas dificuldades na vida de cada um de nós, na vida do nosso povo sofrido, nas nossas famílias… Mas por maiores que possam parecer, Deus nunca nos abandona. Frente ao desânimo que pode aparecer em nossa vida, temos sempre no coração esta certeza: Deus caminha conosco e nunca nos deixa desamparados”. As citações foram tiradas de uma carta exclusiva destinada aos leitores do site SSVPBRASIL. Confira a seguir:

Estimados confrades e consócias,
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Celebramos o Dia de Nossa Senhora das Graças, a Virgem da Medalha Milagrosa! Fiquei pensando em três posturas que sempre devemos ter como vicentinos devotos da Mãe das Graças, seguidores de Jesus servidor dos Pobres:

Primeira Postura:jamais perder a esperança! Muitas vezes, passamos por situações difíceis… E jamais podemos perder a esperança em nossa caminhada de Fé! A segunda leitura da Liturgia desta Festa nos ilumina, pois apresenta uma cena dramática: uma mulher – figura que pode ser de Maria e também da Igreja – sendo perseguida por um Dragão (a força do mal) que quer lhe devorar o filho. Vejam bem, a cena não é de morte, mas de vida, porque Deus intervém e coloca o filho a salvo.

Quantas dificuldades na vida de cada um de nós, na vida do nosso povo sofrido, nas nossas famílias… Mas por maiores que possam parecer, Deus nunca nos abandona. Frente ao desânimo que pode aparecer em nossa vida, temos sempre no coração esta certeza: Deus caminha conosco e nunca nos deixa desamparados.
Por isso, nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações! O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte.  Deus é o mais forte! Deus é a nossa esperança!

É verdade que hoje experimentamos o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frente a estes ídolos, tenhamos coragem para testemunhar o nosso projeto de vida cristã! Sejamos luzeiros, faróis de esperança para as pessoas, sobretudo para os Pobres.

Segunda postura: deixar-se surpreender por Deus!

Quem jamais perde a esperança sabe que, mesmo diante das dificuldades, Deus atua e nos surpreende. A história de Nossa Senhora das Graças – da Virgem da Medalha que celebramos hoje – serve de exemplo: Catarina Labouré, Filha da Caridade, uma jovem simples, caridosa e humilde, tem a visão da Virgem da Medalha Milagrosa – Nossa Senhora das Graças!

Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho de hoje das Bodas de Caná. Deus sempre nos reserva o melhor, quebrando preconceitos e atitudes que geram vida. Por isso, Deus pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe de Deus, o vinho da alegria e o vinho da esperança se esgotam.

Se nos aproximamos de Deus, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado se transforma em vinho novo de amizade com Deus! Sejamos este vinho da alegria, este é o vinho da esperança que não se esgota para os Pobres!

Terceira postura: viver na alegria!

Se caminhamos na esperança, deixando-nos surpreender pelo vinho novo que Jesus nos oferece, há alegria no nosso coração e não podemos deixar de ser testemunhas dessa alegria.

Apesar dos caminhos tortuosos na vida, temos que ser alegres! Deus nos acompanha no curso da nossa vida! Temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos e filhas, que intercede por nós, como a rainha Ester na primeira leitura de hoje que destaca o papel da intercessora, mediante sua figura bíblica de rainha, que intervém junto ao rei por seu povo, Israel.

Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um Pai que nos ama. O Papa nos fala: o cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto.

Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado, ao ver nosso testemunho de vicentinos, servindo os Pobres!

Queridos irmãos e irmãs, neste dia de hoje, batemos à porta da casa de Maria, Nossa Senhora das Graças, a Virgem da Medalha Milagrosa.

E ela o que faz? Ela nos abre a porta, convida-nos para entrar e nos aponta o seu Filho.

E agora Ela nos pede: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

E devemos responder: Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E faremos isto com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria.

Veja também

Momento de espiritualidade com padre Valdo e irmã Emília

No dia 28/02/22, haverá momento de espiritualidade para os vicentinos. O evento será pela internet, via Google Meet. Participe.

Deixe uma resposta