Home / Família Vicentina / Festa de São Vicente de Paulo reúne 1,5 mil vicentinos no Distrito Federal

Festa de São Vicente de Paulo reúne 1,5 mil vicentinos no Distrito Federal

Auditório Pedro Calmon lotado para o evento vicentino.

Marcada por uma grande presença de membros, principalmente jovens, foi realizado, em 24 de setembro, com alegria e devoção, o Dia de Oração da Família Vicentina do Distrito Federal. O evento, ocorrido em Brasília, no Auditório Pedro Calmon, do Exército, reuniu 1,5 mil participantes, em sua maioria membros da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Representantes dos ramos da Família Vicentina

A festa, já tradicional no DF, reúne os diversos ramos de instituições que praticam caridade e servem às pessoas necessitadas inspiradas pelo exemplo de vida de São Vicente de Paulo, um padre francês que no século XVII, mais precisamente a partir de 1617, procurou socorrer as misérias materiais e espirituais da população pobre da França. O tema deste ano foram, portanto, os 400 anos desse Carisma.

Padre Erik Carvalho (CM) presidiu a Santa Missa.

O assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Brasília, Padre Alex Sandro Reis, da Congregação da Missão, proferiu palestra sobre o Ano Jubilar, ressaltando que os tempos atuais são desafiadores para o Carisma: “A onda de violência com roubos, tiros, assaltos, linchamentos, chacinas, terrorismo estão com forte presença no meio de nós. A sensação de que o Estado está falido e não consegue nem responder às ondas de violências e de corrupção como também não conseguem dar aos cidadãos, de forma especial aos de baixa camada, segurança, transporte, boa assistência médica, etc. Como agir diante disso?”, perguntou, indicando que o Espírito Santo dará a criatividade necessária para vivermos e atualizarmos o carisma para as realidades do hoje. Ele nos dará a coragem e o impulso de colocarmos a Caridade no mundo caótico do hoje.

Também foi proferida, pela irmã Hilda (Filha da Caridade), palestra sobre Santa Luísa de Marillac, mulher que ajudou São Vicente de Paulo a espalhar as obras de caridade e a recrutar jovens moças para a congregação feminina de serviço aos pobres.

Teatro apresentado por Conferência de Crianças e Adolescentes

Uma peça teatral apresentada por uma Conferência de Crianças e Adolescentes de Águas Lindas (GO), uma música inédita composta por jovens vicentinos do Riacho Fundo II (DF) e premiações dos concursos promovidos pelo Conselho Nacional do Brasil da SSVP, nomeadamente, SSVP+1 (Conferência Nossa Senhora Aparecida – Brazlândia/DF), Jovens Caridosos (cfd. Savio – Riacho Fundo II/DF) e Conferência com maioria Jovem (CC Unaí), mostraram que está em curso, para a glória de Deus e dos assistidos, um processo de rejuvenescimento em várias partes do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP.

Juventude vicentina celebrando na Festa

O evento contou ainda com a animação da Banda da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Riacho Fundo II/DF), liderada pelo padre Erik Carvalho, da Congregação da Missão. E a irmã Emília Santos, Filha da Caridade, conduziu reflexão sobre as 24 horas de oração que, pelo terceiro ano, foram realizadas na véspera da festa, em atividades locais organizadas pelas unidades vicentinas.

Após a Santa Missa de encerramento, o presidente do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP, avaliou como muito positivo o Dia de Oração. “Todos estão de parabéns por terem comparecido. Celebrar todos juntos São Vicente nesse momento especial dos 400 anos de seu Carisma naturalmente nos dá força para termos cada vez mais alegria no serviço das pessoas que precisam. Espero que cada vicentino que esteve aqui possa, com a graça de Deus, se animar cada vez mais e ser criativo na Caridade para os tempos desafiadores que vivemos”, disse Thiago.

Comente pelo Facebook

Veja também

Presidente-geral falará sobre o Brasil na Europa

O confrade Renato Lima de Oliveira, 16º presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *