DESTAQUE
Home / Coordenações / Ecafo / Formação sobre Doutrina Social reuniu 50 pessoas no Metropolitano

Formação sobre Doutrina Social reuniu 50 pessoas no Metropolitano

Evento foi na sede do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP.

Uma formação para ajudar os membros da SSVP a servir aos necessitados sem se afastar dos ensinamentos da Igreja Católica. Com esse objetivo foi realizada, em 7 de maio, a Ecafo sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), na sede do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP.

O primeiro palestrante foi o confrade José Maria Costa, presidente do Conselho Central de Brasília, que é formado em cursos da CNBB sobre o tema. Ele comentou os principais princípios da DSI, como o bem comum, a destinação universal dos bens, a subsidiariedade, a participação e a solidariedade.

Palestrantes

O segundo palestrante foi o confrade Thiago Tibúrcio, presidente do Conselho Metropolitano de Brasília da SSVP, que mostrou por que o principal fundador da SSVP, Frederico Ozanam, é considerado um dos precursores da Doutrina Social da Igreja.

“Ozanam foi um dos primeiros católicos a propor a criação de um fundo para ajudar na saúde dos trabalhadores, a propor o salário natural, suficiente para que a família se desenvolvesse plenamente, a organização dos trabalhadores em associações, uma espécie de seguro desemprego, e até mesmo o descanso aos domingos”, citou o cfd. Thiago, como exemplos de ideias inovadoras no campo social.

Dinâmicas e músicas também fazem parte da formação.

Cerca de 50 pessoas de diversas áreas vicentinas do Distrito Federal participaram da formação, que teve ainda o apoio dos vídeos sobre o assunto produzidos pelo Conselho Nacional do Brasil da SSVP. A avaliação da atividade foi positiva e os presentes solicitaram que um novo curso sobre o tema seja feito, para que se avance ainda mais nesses pontos considerados fundamentais para a ação das Conferências vicentinas, que estão procurando cada vez mais trabalhar dentro do conceito de Mudança Sistêmica.

Veja também

Vicentinos promovem curso de churrasco beneficente

Todo o arrecado será destinado para a ação social no VarjãoNo último dia 27 de outubro, a Conferência Mãe da Divina …

Deixe uma resposta