DESTAQUE
Home / Artigos

Artigos

Missão Jovem – Ouro Preto

Saudações Vicentinas. Nos dias 14 a 21 de janeiro de 2023, aconteceu nos municípios de Ouro Preto/MG, Mariana/MG e nos distritos vizinhos, a Missão Jovem Vicentina. Contou-se com a presença de 43 jovens de vários estados do Brasil de norte a sul, onde foram distribuídos em grupos pequenos, e enviados para as cidades e distritos da região. A missão teve …

Leia mais »

A Simplicidade na SSVP

Confrades e Consócias do Conselho Metropolitano de Brasília, permitam-me, hoje, compartilhar com vocês o que penso do que seja simplicidade na SSVP ou mesmo no cotidiano de qualquer pessoa. O grande inspirador de Ozanam e seus amigos, São Vicente de Paulo, elegeu cinco virtudes, para ele fundamentais no viver cotidiano (Simplicidade, Humildade, Mansidão, Mortificação e Zelo). E dentre estas cinco …

Leia mais »

O que é e como funcionam as missões vicentinas

É uma forma diferenciada de reconhecer o trabalho realizado por nossos irmãos vicentinos que estão afastados, por motivo de saúde, idade (sem condições de participar das reuniões da conferencia). A visita missionária consiste numa forma de gratidão a um membro que por muitos anos dedicou sua vida ao trabalho voluntário vocacionado na SSVP. A partir do momento que essa pessoa …

Leia mais »

Mensagem do Padre Tomaž Mavrič, CM, para a festa de São Vicente de Paulo de 2019

Roma, 12 de agosto de 2019. Aniversário de nascimento de Santa Luísa de Marillac. A todos os membros da Família Vicentina. Meus queridos irmãos e irmãs, A graça e a paz de Jesus estejam sempre conosco! Em 2017, celebramos o aniversário dos 400 anos de nascimento do carisma vicentino. Demos graças a Jesus pelo carisma sempre vivo, pelos numerosos homens …

Leia mais »

Obediência na SSVP

Confrades e Consócias, permitam-me compartilhar com vocês o que penso sobre a importância da obediência no âmbito da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP. Ela é tão fundamental para nós vicentinos e para a continuidade da sublime rede de caridade sonhada por Ozanam que ele próprio quis deixar registrado, quando solicitou ao seu amigo e confrade Bailly a …

Leia mais »

Feliz 4 de Julho!

Queridos amigos, Jovens Vicentinos, A vida está tão rápida, tão cheia de atividade, tão cheia de esperança e expectativa do que vem a seguir. Para outros, a vida pode ser tão solitária, vazia e gera até mesmo um sentimento de desesperança. A realidade de ser uma sociedade global é que nossa realidade é exatamente isso “nossa”. E sendo “nossa” somos …

Leia mais »

Frederico Ozanam e a Catedral de Notre-Dame

A trajetória cristã de Frederico Ozanam encontrou marcos na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Foi lá, por exemplo, que, em 22 de agosto de 1997, em plena Jornada Mundial da Juventude, o Papa São João Paulo II beatificou Ozanam, o mais conhecido fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Uma placa colocada na última coluna central a esquerda …

Leia mais »

Os eventos vicentinos de Natal

Já é uma tradição. Todos os anos, em dezembro, centenas de Conferências Vicentinas, no Brasil e no mundo, celebram o Natal com as famílias assistidas. A data, tão importante para os cristãos, não pode passar em branco para quem pratica a Caridade cristã. Com uma força que vêm do Espírito Santo, confrades e consócias da SSVP decidem se movimentar e …

Leia mais »

Sejamos combatentes das violências que estão ao nosso alcance

Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. Um caminho pessoal, comunitário e social  que nos desperta para os sentimentos de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. O tema da CF desse ano é “Fraternidade e superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos.” (Mt 23,8). …

Leia mais »

A missão da irmã Rosalie Rendu na Revolução de 1848

Hoje é o dia em que comemoramos a memória da Beata Rosalie Rendu (1786-1856), a primeira assessora espiritual da Sociedade de São Vicente de Paulo, que ajudou Frederico Ozanam e seus amigos a começarem o trabalho da SSVP, nos subúrbios de Paris, em 1833. A irmã Rosalie, Filha da Caridade, era uma espécie de Madre Teresa de Calcutá do século …

Leia mais »